Claro que ela foi bem humilde em esclarecer que nem foi ela quem fez o estudo em questão no seu artigo, mas o que importa é que aceitei o desafio em Deus de averiguar sua lista de erros e conferir se realmente a Bíblia é a inerrante Palavra de Deus, ou quem inventou essa lista precisa estudar melhor seu conteúdo para aprender sobre ela primeiro.
Felizmente a bem da verdade, essa página já não existe mais; mas existem muito mais blogs e canais no YouTube espalhando essas mesmas supostas contradições que não se sustentam diante de uma análise acurada de cada passagem bíblica. Vamos conferir o primeiro erro citado nessa lista?
Enoque foi a sexta ou sétima geração desde Adão? Existe contradição nas genealogias? Imagem: Slide Player |
Sexta ou Sétima Geração?
A Bíblia contém erros no registro sobre a genealogia de Enoque? Seria ele o sexto ou o sétimo depois de Adão? Segundo ela a Bíblia possui discrepância nesse sentido, sendo assim alvo de dúvidas.
Ainda que isso fosse verdade, não seria perigoso para o plano divino, não interferiria na salvação e nem desviaria a minha fé. Seria algo sem problema algum para mim; mas vamos mostrar que a Bíblia não tem discrepância nesse sentido.
Cabe aqui uma dica importante: Nunca critique algo que não tenha domínio e no caso da Bíblia, nunca use uma só versão. Veja como ficou a distorção:
- Enoque foi a sexta geração: Gn 5:3-18, I Cr 1:1-2
- Enoque foi a sétima geração: Judas 1:14
O erro na verdade não esta nos textos, mas mais uma vez nas interpretações dos mesmos. É preciso lembrar que se falamos de geração, estamos falando de quem foi gerado; que neste caso seria de Sete em diante e não de Adão. Sendo assim Enoque seria o sexto gerado, já que Adão não foi gerado.
Se analisarmos os textos os textos como contagem de cabeças de família apenas, Enoque seria então o sétimo depois de Adão. Não há controvérsia na Bíblia em nenhum dos textos citados no artigo.
Vamos analisar o verso que parece contradizer que Enoque foi o sétimo depois de Adão em várias traduções e veremos qual a ideia transmitida no final da leitura:
1. Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: "Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos, Judas 1:14 (Nova Versão Internacional)
2. E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Judas 1:14 (Almeida Revista Corrigida Fiel)
3. Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos, Judas 1:14 (Almeida Revisada Instituto Bíblico)
4. A estes também é que profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, quando disse: Eis que o Senhor veio com miríades de seus santos Judas 1:14 (Sociedade Bíblica Britânica)
Onde esta o erro? Se Adão foi o primeiro a formar uma linhagem, logicamente que Enoque seria o sétimo depois dele! Mais uma vez as más interpretações causando confusão na cabeça dos incautos e leigos nas Sagradas Escrituras.
Resposta Conclusiva
Para este caso não tem confusão ou erro literalmente detectado nas Escrituras. Como já esclarecido no princípio do artigo; basta saber o que perguntar antes de buscar uma resposta para desfazer essa confusão:
- Enoque foi a sexta geração depois de Adão
- Enoque foi o sétimo homem a partir de Adão nas gerações
Percebeu a diferença? No primeiro caso ele é contado como gerado e no segundo com os que geraram. Simples demais esclarecer esse suposto erro por má interpretação dos textos bíblicos.
Objetivamente respondendo a pergunta dos nossos amigos e usada no título deste artigo, Enoque foi a sexta geração depois de Adão. Alguma dúvida?
Tags:
Ateísmo