Mais uma vez os críticos supostamente encontraram textos na Bíblia que sugerem que os evangelhos são falsos e contraditórios; usando as narrativas de Marcos e Lucas que falam de um cego contra Mateus que fala de dois cegos curados.
Mais uma vez, estaremos mostrando a verdade no blog Verdade Urgente e analisando os textos em questão e apurando se é realmente uma contradição ou mais uma tosca má interpretação.
Há contradição entre os relatos de cura dos cegos que Cristo curou? Imagem: Portas da Palavra |
Jesus curou dois cegos?
"E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!" Mateus 20:30
Conforme este versículo escrito por Mateus, Jesus curou dois cegos na passagem por Jericó e não um só, como narram Marcos e Lucas. Isso se lê claramente nesse texto; mas vamos prosseguir com as análises.
Jesus curou um cego?
"E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando." Marcos 10:46
Já neste texto descrito por Marcos, Jesus curou um cego detalhadamente que filho de certo Timeu. Mas já nesse relato começa aparecer certas verdades que os críticos não atentaram e estaremos mostrando na conclusão de nossa análise. Vamos a narrativa de Lucas:
"E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando." Lucas 18:35
Lucas também concorda que Jesus curou um cego em seu evangelho quando passava por Jericó. João é o único evangelista que não escreveu sobre esses eventos em seu evangelho. Temos realmente uma contradição? Vamos às respostas...
Jesus curou três cegos!
Não sabia disso não é mesmo? Mas mostraremos que isso está evidente nas Escrituras pela comparação dos trechos em apreço. Vamos aos detalhes que os críticos ignoraram ao isolar os textos e não prestaram atenção.
Uma sugestão envolve um fato histórico de existirem na época de Jesus a antiga cidade de Jericó e, ao mesmo tempo, uma nova Jericó construída por Herodes o Grande. Assim, Jesus teria saído da cidade antiga (conforme Mateus e Marcos) enquanto aproximou-se da nova cidade (conforme Lucas).
Um detalhe muito importante nessas passagens é analisar a jornada de Jesus durante os eventos ocorridos. Fiz uma mapeamento nos três evangelhos e vejam a verdade encontrada:
1. Mateus - Jesus estava saindo de Jericó quando curou dois cegos e seguiu para Jerusalém parando em Batfagé.
"E, saindo eles de Jericó, seguiu-o grande multidão. E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!" Mateus 20:29-30
"E, quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos." Mateus 21:1-2
2. Marcos - Concorda com as informações acima, mas relata a cura de um cego.
"E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando." Marcos 10:46
"E, logo que se aproximaram de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos," Marcos 11:1
3. Lucas - Narra que Jesus curou um cego antes de entrar em Jericó. Só depois entrou na cidade e conheceu Zaqueu, ficando em sua casa ensinando e depois seguiu para Jerusalém, parando em Betfagé.
"E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando." Lucas 19:35
"E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico." Lucas 19:1-2
Existe contradição a respeito de quantos cegos Jesus curou? Imagem: Internet Gazeta |
Mas vamos além das passagens em questão. Mesmo João narra em seu evangelho sobre a cura de mais um cego nas maravilhas que Jesus operava diferentemente:
"E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo." João 9:1-7
Então foram quatro cegos que Jesus curou? Não! Foram muitos! Acompanhe:
"E foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os." Mateus 21:14
"Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho." Mateus 11:5
Como podemos ver, Jesus realmente curou mais que um cego em Jericó e muitos durante seu ministério. Alguma dúvida sobre a cura dos cegos em Jericó?
Tags:
Ateísmo
Meu irmão! sua explanação foi fantástica, realmente quando se pensa na cidade de Jericó como um todo, ou seja, uma cidade dá-se o entender que está havendo uma contradição, mas a palavra de Deus não se contradiz, amém por isso. Existem pessoas que de fato estudam apenas para deixar algumas pessoas em duvidas, desdizendo a palavra de Deus. Fico pensando, satanás fez a mesma coisa com a terça parte dos anjos no Céu colocou duvida do amor de Deus, digo isso porque hoje algumas pessoas que dizem estudiosas da palavra desclassificam a Bíblia em vez de usar sua inteligencia que Deus lhe deu para ajudar salvar almas para o reino do Céu, a Palavra do Senhor nos diz que satanás era sábio, mas em algum momento ele pensou em ser maior do Deus, querendo a mesma glória esquecendo que ele não era criador e sim criatura, fica um alerta as pessoas que querem seguir alguns "sábios" da internet, que fazem de tudo para desclassificar a Palavra do Eterno, Deus te abençoe, pela explicação tão simples e verdadeira.
ResponderExcluirMuito obrigado por sua manifestação meu querido irmão Matheus! Esse blog é justamente um projeto para refutar mentiras e distorções de supostos "teólogos" e ateus que incitam ódio contra a Palavra do Senhor e querem lançar dúvidas no coração dos mais simples. Continue orando pela defesa da Palavra de Deus e por todos que como eu lutam pela Verdade. Obrigado pelo comentário.
ExcluirAcompanhe nossos novos artigos e sempre participe quando desejar e achar necessário; obrigado em nome do Senhor! Deus abençoe sua vida!
Irmãos é simples e fácil de entender, veja: quando ele entre em Jericó como citado em Lucas ele cura 1 cego, quando ele sai de Jericó citado em Mateus ele cura 2 cegos. Notaram a diferença: entrando cura 1 e saindo cura 2, sem contar mais um montão que curou dentro da cidade, porque tinha muitos cegos naquela cidade, e até hoje tem muitos cegos espirituais, e cegueira é a doença que Jesus mais cura até hoje, reflitam nisso. Curtem meus videos no youtube escrevendo: Irmão Carlos Igreja Nova Vida. Amém.
ResponderExcluirA paz do Senhor Carlos! Obrigado por ler o artigo e complementar com seu comentário o mesmo! Vou deixar sua dica pro pessoal que queira conhecer o seu canal ok? Deus te abençoe!
ExcluirAjudou bem
ResponderExcluirFico feliz por isso caro Enoque Souza! Obrigado por ler e comentar! Deus te abençoe!
ExcluirGostei do esclarecimento amado muito bom
ResponderExcluirMuito obrigado e obrigado por ler e comentar elogiando! Deus abençoe!
Excluir"1. Mateus - Jesus estava saindo de Jericó quando curou um cego e seguiu para Jerusalém parando em Batfagé." Acho que precisa corrigir "curou dois cegos" ao envés de um, pois em Mateus a narrativa e dá cura de dois cegos.Marcos e Lucas relatam a narrativa de um cego."2. Marcos - Concorda com as informações acima, mas relata a cura de dois cegos." Aqui também precisa de correção. Marcos relata a cura de um cego. É só corrigir. Mas muito boa sua explicação, agradeço imensamente e que o Senhor te ilumine cada dia mais.
ResponderExcluirOlá Jane, a paz do Senhor Jesus! Tem razão! Muito obrigado por comentar e me mostrar estes erros no artigo! Falha humana! Já corrigirei os erros! E obrigado por ler e comentar! Forte abraço!
Excluir