Dessa vez encontrei uma dúvida deles sobre se Abraão foi justificado pelas obras ou pela fé. Essa resposta já tenho na ponta da língua, mas como sei que muitos irmãos não saberiam responder a essa pergunta, vou deixar aqui as respostas para que não sejam levados por qualquer conversa.
Dessa vez eles se confundiram usando o texto de Romanos e de Tiago para tentar causar a confusão. Mas vamos deixar clara mais essa resposta.
Abraão foi justificado pelas obras ou pela fé? Paulo e Tiago se contradizem? Imagem: Recanto do Escritor |
Pela fé ou pelas obras?
A confusão gerada ao se ler esses textos provém justamente por não se saber em sentido os apóstolos estão usando a palavra obra. Antes de mais esclarecimentos, confira os textos usados por eles nas Escrituras:
"Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus." Romanos 4:2
Eles até se confundem ao tentar citar os textos referentes ao assunto que querem distorcer, mas nos textos que se seguem a esse citados por eles, Paulo declara que Abraão foi justificado pela fé.
"Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?" Tiago 2:21
Não entendi... Agora Tiago afirma que Abraão foi justificado pelas obras? Realmente a primeira vista parece que temos uma briga entre Paulo e Tiago quanto ao tema "Justificação de Abraão" e muitos crentes enganados se guiando por um livro cheio de mentiras e contradições.
Mas vamos com calma que a verdade nunca será mentira e tão pouco a mentira será verdade nesse mundo governado por nosso Deus. Então vamos a verdade mais uma vez.
Explicando sobre a Lei e a Fé
Como já dito em um artigo publicado aqui. Ninguém é um crítico bom se critica o que não conhece. Então para se criticar alguma coisa é preciso entender sobre ela e nesse caso nossos chegados não estão fazendo isso como tem que ser feito.
- A Lei de Deus
Sendo assim Abraão foi justificado porque creu em Deus independente de qualquer coisa e pela fé obedeceu a Deu em tudo e isso agradou a Deus que o justificou. Afinal, quem pratica o bem que lei exige, mesmo não conhecendo-a não é justificado?
Por isso Paulo usa Abraão como exemplo de justificação pela fé sem as obras da lei que posteriormente fora repassada a Israel por Moisés. Para entender completamente o assunto é necessário ler todo o capítulo quatro e não apenas isolar um versículo.
- As obras da Fé
Simplesmente Tiago detalha que ao levar Isaque no monte Moriá para ser sacrificado a Deus como prova de seu amor e obediência a Ele; ele mostrou na prática que cria em Deus e dessa forma foi justificado diante de Deus.
Esse texto não contradiz em nada o que Paulo ensinou aos Romanos! No tempo da lei, se vivia pela pratica da lei e quem não a praticasse poderia até ser morto; mas Abraão não estava sob a lei oficialmente ainda. Mas por seu ato prático de fé (ou obras), ele foi justificado diante de Deus.
Tiago ensinava os irmãos que se eles tivessem fé e não demonstrassem obras a partir desta, de nada adiantaria sua fé. Só é justificado por Deus, quem usa da fé legitimamente agregada as obras segundo a lei justa do amor.
"E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?" Tiago 2:15-16
Sugiro também a leitura completa do capítulo dois da carta de Tiago e uma boa pesquisa em um dicionário comum quando nossos amigos forem ler a Bíblia, as simples palavras podem confundir sua mente e causar um caos se não for prudente... Pesquise o que são "obras".
Tags:
Ateísmo