Mas como sempre nos esquecemos dessas coisas, é bom nos lembrarmos delas enquanto estivermos nessa jornada de erros e acertos nessa vida.
Não devemos perder a cabeça por qualquer motivo, pois a situação só tende a piorar. Imagem: Demografia Unicamp |
Errar realmente é humano, mas persistir no erro é burrice! Uma das coisas que mais vi e também até pratiquei com meu gênero forte, foi as loucuras praticadas na hora da ira. E elas realmente são muitas!
Uma delas são as palavras que saem e querem sair de nossa boca num momento qualquer da vida que somos ofendidos, desrespeitados e humilhados por outras pessoas; mas convém mesmo responder à altura para cada situação?
Pensando antes de responder
Com certeza fazer isso é o melhor diante de Deus e para nosso próprio bem; ainda que a pessoa não se retrate por seus atos não devemos dar vazão a ira e nem a pensamentos vingativos que só envenenam a alma e causam a quebra do mandamento maior de número dois: Amar o seu próximo como a ti mesmo.
Eu passei por várias situações desse tipo onde em algumas delas eu era o bandido e outras o mocinho. Ou melhor colocando: O ofensor e o ofendido. No primeiro caso tive que me retratar e até pedir perdão e no segundo tive que pensar e falar conforme a verdade e sabedoria de Cristo.
Certa vez eu estava em apuros em um trabalho duro numa usina de açúcar e álcool e um companheiro de trabalho me complicou ainda mais por não me ajudar em algo que poderia. Já todo nervosinho eu ia fazer uma grande besteira danificando um patrimônio da empresa, mas me contive e ao invés disso, fui falar com ele e falar umas poucas e boas para ele.
Enquanto não fui me reconciliar com ele, meu coração não ficou em paz dentro de mim... Já em outra ocasião, um irmão chamou minha atenção durante uma escola dominical citando meu nome em meio aos irmão e aquilo me ofendeu. Tentei esquecer e passar por cima, mas meu coração se encheu de mágoa e tristeza.
Pensei em muita besteira para falar para aquele irmão e até mesmo em pegar o microfone depois e reprová-lo para todos ouvirem; mas depois de muito orar e pensar, conversei com ele a sós e ele reconhecendo que tinha exagerado me pediu perdão. O perdoei no mesmo instante!
E se eu tivesse feito o pior que tinha imaginado? Como ficaria esse irmão comigo? E os demais? E mesmo Deus, se alegraria comigo? Acredito que não; por isso não é bom sairmos explodindo em palavras em qualquer situação e momento por ai...
Pense bem antes de responder a qualquer ato de alguém e palavras; as consequências podem ser graves e até fatais como morte e condenação... Deus abençoe a sua vida.
"Quem perde a cabeça num instante acaba cometendo erros muito graves; que guarda a raiva e planeja vingança acaba sendo odiado pelos outros." Provérbios 14.17
Fontes:
Bíblia Viva
Tags:
Edificação