Nicolau Cusano, foi considerado um dos grandes pensadores de seu tempo que
também deu seus pitacos imaginários teologicamente no modelo do
geocentrismo. Aos poucos foram deteriorando as bases e formas desse
universo que perdurou por séculos e embora tivesse suas considerações e
atribuições metafísicas onde Deus era considerado participante nele; tudo
foi sendo aos poucos mudado novamente e assim como no princípio, novos
pensamentos vindos de novas mentes apreciadas por muitos da sociedade,
transformariam o geocentrismo na próxima hipótese cada vez mais profundo e
impossível em seus delírios; o heliocentrismo. Por não estarmos tratando
dos personagens, suas histórias e participações em ordem cronológica,
talvez você tenha se deparado com alguém mais avançado nessas
transformações com suas ideias malucas e sem fundamentação
científica.
Antes de continuar conhecendo nosso caro Nicolau Cusano, ajude-me nessa
jornada com aquele sacrifício mínimo mas animador, por favor? Basta apenas
em qualquer canto desse espaço, dar uma breve olhadinha nos produtos ou
serviços de nossos parceiros e já volte para ler o restante. E se ainda
não leu a lista até aqui, recomendo que veja os demais personagens até
hilários dessa série de artigos, suas contribuições para essa cosmologia
imaginária e Deus abençoe sua vida e enriqueça seus
conhecimentos!
Nicolau, segundo sua história, foi um personagem destacado em seus dias como pensador. Imagem: WikiWand |
Informações sobre Nicolau Cusano
Nome: Nicolau Cusano ou Nicolas de Cusa (Nikolaus Cryfftz ou Krebs em alemão, então
Nicolaus Cusanus em latim).
Nacionalidade: Kues (agora Bernkastel-Kues) no rio
Moselle entre Koblenz e Trier.
História: 1401-1464
Currículo: Ele foi um filósofo (pensador), teólogo, reformador
eclesiástico, administrador e cardeal.
Contribuições Científicas: Nada tangível, a não ser seus livros nos
temas que tratou.
Imaginações: Cusanus tinha uma mente aberta e curiosa. Ele foi
aprendido e mergulhado na tradição neoplatônica, bem ciente da aprendizagem
humanista e escolástica, mas principalmente autodidata em filosofia e teologia.
Nicholas antecipou muitas ideias posteriores em matemática, cosmologia,
astronomia e ciência experimental enquanto construía sua própria versão
original do neoplatonismo sistemático.
Essa "relatividade ontológica" leva Cusanus a
algumas conclusões notáveis sobre a Terra e o universo físico, baseadas
não na observação empírica, mas em bases metafísicas. A terra não é
fixada no lugar em algum ponto dado, porque nada está totalmente em
repouso; nem pode ser o centro físico exato do universo natural, mesmo
que pareça mais próximo do centro do que "as estrelas fixas". Como o
universo está em movimento sem centro fixo ou limites, nenhuma das
esferas do mundo aristotélico e ptolomaico são exatamente esféricas.
Nenhum deles tem um centro exato, e a "esfera mais externa" não é um
limite.
O universo é, portanto, "infinito", no sentido de fisicamente
desvinculado. Cusanus, portanto, muda a imagem medieval típica do
universo criado para visões posteriores, mas por motivos
ontológicos.
Para Nicolau, o centro exato e a circunferência do universo criado são
encontrados apenas em Deus.
O que tomamos para ser limites centrais e externos depende do nosso ponto
de vista. Se mudarmos as perspectivas, dizermos isso de outro planeta (que
pode de fato ser habitado) e levá-lo para o centro, então a Terra pode ser
zênite.
Desta forma, percebemos que o que é tomado como fixo ou central pode ser
alterado para estar se movendo e no zênite, dependendo da localização do ponto
de vista que escolhemos no universo ilimitado. A razão, escreve Cusanus, é que
não há exatidão fora de Deus, e apenas
"Deus, que está em toda parte e em lugar nenhum, é sua circunferência e
centro [do universo]
(II.12, tradução de Hopkins).
Considerações e Conclusões
Nicolau Cusano me pareceu fascinante pela forma livre e intrépida de pensar
sobre as coisas e viajar na imaginação de uma forma que todos possam fazer o
mesmo e gerar suas conclusões e hipóteses como já presenciei mesmo em nossos
dias pessoas assim; mas infelizmente isso para a ser um problema quando a
pessoa começa divagar demais e por seu status diante da sociedade e seu nível
de conhecimentos, influenciar de alguma forma o saber e desviar as pessoas da
verdade como em muitos casos que já expus aqui. Nicolau Cusano foi um teólogo
e filósofo autodidata e não tem nada de errado nisso; mas logo me lembrei dos
opositores dentro da astronomia nos perseguindo, criticando ou menosprezando
quando buscando a verdade sobre cosmologia, citamos pensamentos e conclusões
estudando e comparando informações. As demais qualificações de Nicolau Cusano
o faz aprovado para criar imaginações e hipóteses acima de outros?? Ou não
poderia ele ser avaliado e julgado como qualquer um que se propõe ensinar
alguma coisa? Lembrando que ele lançou em dúvida o modelo centenário de
Aristóteles que já apresentamos aqui.
Mesmo que ele tenha sido um católico de status e muitos conhecimentos e
qualificações e como pensador falava ontologicamente no âmbito da metafísica
(envolvendo explicações sobrenaturais); convém notar que ele muda o conceito
de universo finito para infinito. Não posso afirmar categoricamente que ele
quem tenha lançado esse entendimento na mente das pessoas; mas com certeza,
pode ser considerado um pavio para esse pensamento, como aconteceu com quem
primeiro ousou imaginar que a terra se movia e não os astros. Embora ele
filosoficamente inclua Deus em seus pensamentos, isso não o isenta de cometer
erros ao atribuir, por exemplo, infinitude ao universo. Sabemos pela sensatez
e admissão dentro da realidade científica que o universo não pode ser
mensurado ou sequer definido seus limites, mas apelando aos Escritos Sagrados
e revelações sobre o universo; entendemos que não é infinito o universo acima
de nossas cabeças. Aos críticos do apela à divina revelação, Nicolau Cusano
tratava do tema também no âmbito teológico. Mas não encontrei citações de
textos bíblicos provando suas ideias e pensamentos e cientificamente falando,
era impossível ele provar isso. Mas de certa forma (metafisicamente), ele
tinha razão ao dizer que Deus é o centro de toda a criação e sobre isso me
calo.
Outrossim que fica evidente são suas crenças em outros mundos e a
possibilidade de serem habitados. Todos esses pensamentos surgiram ao longo da
história sem nenhuma comprovação real científica. Com o advento das mídias
eletrônicas, se tornou um caos materiais com aliens pela internet. Mas isso
nunca provou nada sobre mundos no universo que sejam habitados. Concluo lendo
sobre ele que foi mais um ilustre imaginador de muitas coisas para os seus
contemporâneos que influenciou de alguma forma mesmo a percepção e crença de
seus irmão religiosos. O que acha das conclusões de Nicolau Cusano? Acha que
ele interferiu de alguma forma na evolução das hipóteses sobre o status do
universo?
Fontes:
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João 14:6
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Cosmologia