"Evangelho de Fariseus" da cantora Aymeê Rocha é uma mensagem genuína? Foi um alerta de Deus ao seu povo na terra? A igreja se encaixa realmente nesse Evangelho de Fariseus? O que os crentes pensam sobre a letra do Evangelho de Fariseus? Não pediram minha opinião, e por isso mesmo resolvi comentar sobre, após ouvir e analisar a letra com cuidado e paciência. É bem curta e creio que o artigo também será. É um assunto que acredito que será passageiro e eu nem gosto de me ater a coisas temporais como essa canção, e aqui me refiro às polêmicas que hoje ganham rápida repercussão em todas as plataformas de uma forma surpreendente. Antes mesmo de ouvir a canção, por falta de tempo, me deparei com opiniões de muitas pessoas bem conhecidas, como Marco Feliciano, uma amiga conhecida minha e mesmo meu pastor comentou sobre a letra num culto de ensinamento. Foi justamente a opinião sábia e esclarecida dele que me fez ouvir logo essa canção e fazer meu manifesto para colocar às claras verdades que possam ser mal interpretadas por quem ouve essa letra e em sua mente já preconceituosa, resolve criar ainda mais aversão aos cristãos e isso não seria muito proveitoso. Sem contar que foi uma jovem cristã quem compôs a letra. Está correta em suas conclusões sobre o que teceu críticas? É o que vamos ver juntos.
Fariseus eram falsos servos de Deus, hipócritas em sua maioria que perseguiram o Mestre. Imagem: Yandex |
Quem é Aymeê Rocha?
Aymeê Rocha possui 28 anos, é natural de Belém, no Pará, e atualmente mora em Redenção, no sul do estado, onde trabalha como cantora e compositora cristã, e é congrega em uma igreja evangélica da região. Com mais de 200 composições, ela ganhou notoriedade desde que foi anunciada como participante do reality show Dom Reality, em novembro de 2023, e se tornou finalista. Em suas redes sociais, Aymeê compartilha mais sobre sua paixão pela música, natureza, animais, dança e pelo Brasil. Segundo relato do meu pastor, ele conhece sua congregação e mesmo seu pastor. Eu confesso que ainda não a conhecia, mas fico feliz por ser uma serva de Deus que louva ao Senhor e está levando a mensagem do Evangelho a todos quantos possam alcançar. Deixo explicitamente aqui minha sincera admiração por ela e pelo seu trabalho e que Deus continue abençoando sua vida mais e mais. Meu intuito não é avaliar sua pessoa, mas sim a letra que gerou tanto alvoroço e chegou até mim. Muito linda a canção, a composição e o tocar do violão no vídeo que vi no evento tocando ao vivo. Está de parabéns mesmo! Mas vamos analisar a mensagem neste artigo.
Evangelho de Fariseus
Quem eram os fariseus? Eram os principais mestres nas sinagogas, o que os favoreceu como elemento de influência dentro do judaísmo após a destruição do Templo. São precursores por suas filosofias e ideias do judaísmo rabínico. Nos dias de Cristo, eles eram destaques na sociedade e eram os mais sistêmicos no tocante às leis e regras contidas na Torá e no Talmude, porém não eram tão perfeitos assim quanto ensinavam. Quando o Mestre expôs a hipocrisia deles a todos, ficaram não só enciumados com seus ensinamentos com autoridade, mas também ficaram furiosos pela reprovação que recebiam e isso, diante do povo que despertava sobre quem eram eles. Se tornaram sinônimo de hipocrisia e fingimento. Chamar alguém de fariseu é dizer que essa pessoa é fingida, falsa e que suas ações não condizem com suas palavras. Veja um dos momentos de conflito entre o Senhor e eles.
"Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam nalguma palavra; e enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens. Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não? Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus." Mateus 22:15-21
Se eu fosse colocar todos os textos aqui dos momentos em que Cristo debateu, desmascarou e desmentiu a hipocrisia deles, ficaria extenso demais, por isso, vou usar somente esse texto suficiente para mostrar quem eram eles. Viviam tentando pegar Jesus em alguma contrariedade e pecado, mas nunca conseguiam. Agora vamos avaliar a mensagem da Aymeê. A princípio, já notei uma superficialidade no entendimento que a letra transmite e também aquilo que mais aprendi a odiar ultimamente: GENERALIZAÇÃO!
1. "Fazemos campanhas pra nós mesmos" - Embora, realmente, as igrejas no geral façam campanhas para propósitos internos ou um indivíduo na comunidade, desconheço alguma que só viva de fazer propósito voltado para os membros. Já vi campanha para Deus abençoar nossa nação, pelo episódio em Israel, até para Deus conduzir o "Lule" no comando da nação e tantas outras causas nacionais e mundiais que mesmo eu participei de coração orando. Mas, ignorando toda generalização, concordo em ser contra campanhas exclusivamente egoístas.
2. "Eventos pra nós mesmos" - Existem eventos denominados congressos organizados por grupos específicos e com temas e propósitos também diferenciados. Por exemplo, as igrejas fazem eventos para evangelismo, conscientização de missões, avivamento espiritual, palestras sobre câncer de mama, câncer de próstata, encontro de casais para instrução e manutenção de casamentos, retiro de jovens para cuidar dos mesmos, entre outros. Notou a variedade? Sempre convidamos pessoas de fora para todos os eventos possíveis. Sendo assim, se qualquer igreja é fechada em si nesse tocante, também está com problemas!
3. "Estocamos o maná para nós" -
Ela faz uma alusão à Palavra de Deus que supostamente é pregada somente entre os cristãos dentro dos templos; e realmente isso seria trágico e ato de omissão da missão que Cristo ordenou de pregar o Evangelho em todo o mundo. Porém, desprezando a generalização, em mais de 20 anos, sempre vi diversas igrejas e cristãos em movimento para distribuir e repartir "o maná" com muitos que estavam enfastiados das bolotas e menosprezaram a oferta. Acho que ela esqueceu de que a igreja morre pregando para quem, de forma obstinada, não gosta de maná.
4. "Oramos por nós e pelos nossos" - Amém! Orar por nós e pelos nossos não é errado e nem pecado. Mas se somente fazemos isso, é egoísmo e negligência sim. Novamente, atropelando toda generalização e julgamento errôneo; seria impossível saber se cada cristão ora de forma egoísta; exceto se ela fala de si mesma. Sempre oramos por nós mesmos e pelas demais pessoas; que o mandamento é nos amar, depois de Deus e só então o nosso próximo. Não me atrevo sequer a julgar quem esteja orando ou não; isso é muito peculiar! De onde tirou que todos os cristãos só oram por eles?
5. "O Reino virou negócio" - Nesse ponto, até concordo que temos movimentos muito focados em dinheiro, promessas de enriquecimento e exploração da fé dos crentes, mas também não há como negar que tudo na vida é também sobre dinheiro e negócios! Nada na vida se move ou se sustenta sem dinheiro! De casa de prostituição à igreja! Dinheiro para construir, para receber almas, para publicar material evangelístico, sustento de missionários, programas de rádio, assistência social! No fim das considerações, a igreja, sem dinheiro, morreria existencialmente no meio da sociedade como comunidade visível! Ela não pode confundir a igreja que não depende do Estado e se vira como pode a partir das contribuições dos membros, com igrejas de lobos devoradores que minam suas ovelhas até os ossos.
6. "O dízimo importa mais do que os corações" - Dízimos são meios pelos quais a maioria das igrejas sobrevive no mundo como comunidades que interagem com a sociedade, como explicado anteriormente. Dízimos e ofertas são, sim, importantes e bíblicos para evangelizar os corações ainda mais, porém, a igreja nunca trabalhou num propósito sem uso de dinheiro. Posso crer que existam movimentos e pessoas ditas cristãs que só pensem em dinheiro, porém, a maioria se preocupa, sim, com as almas perdidas nas mais diversas desgraças e eu sou um entre eles. Ambas as verdades possuem conexão entre si e só desprezam isso, os desleixados, ou melhor, "desagregados" por acaso, que são críticos natos das contribuições em prol do crescimento do Reino de forma generalizada.
7. "Enquanto Ele tá querendo quem nós nem pensamos ou nos preocupamos" -
Aqui ela diz que Deus quer que nós não estejamos pensando nele e nem nos preocupando. No caso, os pecadores. Dando a entender que as igrejas não estão indo atrás das almas. Já comentei esse trecho e vejo cristãos pregando em todos os lugares, em pontos estratégicos e em momentos particulares. Eu mesmo faço isso o tempo todo, quando cabe uma oportunidade. Se a igreja vive sem pensar em quem está sofrendo e não considera pregar para quem quer que seja, está com problemas e doente, ou corrompida.
8. "Oramos errado há séculos" -
Não entendi bem o que ela quis expressar aqui. Orando errado sobre o que, afinal? Salvação de almas? Retorno dos desviados? Aviamento espiritual? Pedindo saúde? Condições melhores de vida financeira? Oportunidade de trabalho? Cura dos enfermos? Oramos agradecendo, adorando, pedindo por nós, pela salvação de almas, pelos enfermos, famílias que perderam entes e claro, por nossas vidas e família. Todo cristão que anda pelo Espírito tem seu auxílio para orar de forma correta. Séculos foram demais! Quer dizer que agora, em 2024, a partir dessa conscientização, que vamos aprender a orar corretamente? Presunçosa a letra.
9. "Dias, horas e anos nos afastamos" - É bem verdade que no decorrer dos anos, o amor de muitos se esfriaria e por isso temos, de fato, tantos movimentos estranhos e contraditórios por aí afora, confundindo o povo e se mostrando excêntrico e carnal; mas generalizar que a igreja universal na história e no mundo está se afastando de Deus é exagero e injustiça com os remanescentes que estão na luta contra sua natureza e o mundo de enganos! Por esses dias mesmo, eu estava focado em ler mais as Escrituras, gerenciar meus pensamentos em pureza e melhorar minha vida espiritual, me achegando mais e mais a Deus.
10. "Ah, um Evangelho de fariseus" -
Fariseu não vive o evangelho e muitos menos o aceitam. Mas vou traduzir que ela está falando de um Evangelho de hipócritas e falsos. Concordo em muito que existem pessoas que pregam e não fazem; demonstram estarem cheias, estando vazias e até mesmo se tornam religiosos egoístas, mas são sempre minorias. E mesmo que o evangelho seja apregoado por "fariseus" e alguém se converta, isso ainda será vantajoso para o Reino de Deus, mas não deve ser uma regra, claro.
11. "Cada um escolhe os seus" - "Evangelhos"? Amigos? Irmãos? Vou presumir que sejam "Evangelhos". Talvez ela esteja se referindo a versões do Evangelho conforme o gosto de cada pregador e ensinador. Primeiramente, não existem "Evangelhos" e sim Evangelho. E realmente, hoje em dia, existem muitas versões de Evangelho que não têm nada a ver com o de Cristo e eu mesmo reprovo os tais. Focam em tudo, menos em Cristo no centro e na outra extremidade, a salvação das almas. Mas, torno a dizer que a igreja genuína continua no Evangelho das Escrituras. Diferenças sociais, doutrinárias (usos e costumes) e sistema de culto é outro assunto mais abaixo.
12. "E se inflamam na bolha do sistema" -
Acho que se refere às comunidades que se ajuntam e formam uma bolha sistêmica religiosa, não pensam em mais ninguém, senão em si. Outra vez, volto a desprezar a generalização e afirmar que mesmo os movimentos heréticos e sectários estão anunciando seus evangelhos e a igreja também anuncia para seus familiares e amigos! Não vivo numa bolha se estou fazendo isso sempre que possível e encontre espaço, claro. Na verdade, é mais fácil as igrejas sofrerem por isolamento do que se isolarem na sociedade. Muitos fogem de cristãos evangelizando pelas ruas, é fato.
13. "Ah, enquanto isso, no Marajó, o João desapareceu esperando os ceifeiros da grande seara" - Supostamente, a igreja está dormente cuidando de si mesma de forma egoísta, enquanto casos como o do João em Marajó acontecem. Ela se refere aos casos bem conhecidos por ela que mora nessas cercanias e que tem sido levado a público por pessoas como a irmã Damares no governo Bolsonaro. Bem, não creio novamente nessa conclusão precipitada de que ninguém da igreja esteja levando o Evangelho a essa cidade, já que em 2015, o número só de igrejas Batistas era de 11! E não consigo imaginar que todos os irmãos de todas as igrejas estejam de boca aberta, preocupados apenas consigo mesmos, enquanto o João é sequestrado.
A igreja tem que pegar em armas e fazer o papel do braço da lei, é isso? Esse não é o papel da igreja! A igreja prega o Evangelho que liberta o João que quer ganhar dinheiro se prostituindo ou usando drogas e conscientiza o traficante e estuprador, mas não pode forçar ninguém a se converter de seus maus caminhos e muito menos agir com poder de Estado! Dói saber das notícias e oramos para que Deus converta todos os corações e até pecamos com nossos desejos mais insanos por justiça, mas esse não é o papel da igreja! Existem órgãos muito bem sustentados com os impostos de cada cidadão cristão, também, para resolver tais crimes! Investigar, prender e punir quem molesta, sequestra e mata crianças! Nessa, ela me passou uma essência esquerdista de cristão meia-boca. Embora testificam de que ela não é do clubinho, seria fácil levantar tal conclusão com algumas pautas semelhantes que eles defendem hipocritamente. Viu como é fácil julgar na superfície?
14. "A Amazônia queima" - E daí? Os episódios de queimadas na Amazônia acontecem há centenas de anos, com certa periodicidade, e isso fez com que causassem danos irreparáveis à sua fauna e flora. As queimadas nessa região são, na maioria das vezes, causadas por ação antropogênica, ou ações humanas. Daí eu pergunto: foram os cristãos que incendiaram a Amazônia? Fui eu que moro aqui no interior de São Paulo? Pelo amor de Deus, maninha. Aliás, essa frase ficou bem isolada, desconexa e forçada numa letra onde a intenção é criticar uma suposta falsa igreja que mal tem características específicas que a identificam. Não conheço grupos extremistas cristãos no Brasil que sejam incendiadores de florestas. Nessa, ela viajou legal e, novamente, me pareceu uma cristã meia boca petista comunista com esses discursos socialistas superficiais. Mas, já me atualizei e dizem que ela não abraça tais ideologias. É papel dos governos, primeiramente de lá, com as contribuições dos cidadãos, fiscalizar, prender e punir tais vândalos que incendeiam a Amazônia.
15. "Uma criança morre" - Estima-se que 6,3 milhões de crianças menores de 15 anos morreram em 2017, segundo a UNICEF. Eu sempre duvido muito dessas contagens, mas esquece isso por agora. Então, não é apenas uma criança que morre, seriam milhões e a igreja não tem muito a ver com isso. Não sei se ela está se referindo a abortos, casos da Ilha do Marajó ainda ou se morrem queimadas na Amazônia. Vou deduzir que sejam abortos. Se for esse o caso, é um dos assuntos mais polemizados pela esquerda doentia que a igreja bate noite e dia pregando e ensinando contra! A igreja preserva a sociedade doente, gerando filhos e lutando por manter o sistema familiar patriarcal, com mães gerando filhos e os ensinando nos caminhos do Senhor. Ou seria responsabilidade também da igreja convencer mães petistas abortistas, viciadas ou assassinas por uma natureza caída, de não matarem as crianças em seus ventres? Choramos, pregamos, aconselhamos, fazemos palestras e não praticamos, mas essas mães fizeram escolhas…
16. "Os animais se vão superaquecidos pelo ego dos irmãos" -
Como é? Os irmãos superaquecidos em seus egos levam os animais a perecer, é isso mesmo, Aymeê? Isso realmente está me cheirando a papinho de petista, mesmo que ela não seja do clube vermelho. Não acredito que seja uma esquerdista. Vou fingir que não seja para continuar a avaliação, mas cheirou muito forte a causas petistas. Aquela velha lógica extremista onde os animais valem mais do que os humanos, sabe? Todo bom cristão, leitor da Bíblia, sabe que deve zelar pela vida dos animais, porém, sabemos muito bem que animais morrem todos os dias! Vamos, agora, lamentar e chorar arrependidos ouvindo sua canção e sair salvando animais de serem mortos por qualquer motivo? Ou quem sabe tenhamos que fazer campanhas de oração e congressos voltados para animais. Será que resolveríamos os problemas dos animais? Você é petista? Sei que não, mas pareceu demais!
17. "Estamos apodrecendo o corpo de Cristo, o sangue não tá circulando, o sangue tá coagulando" -
Eu tenho mais de 4 composições modestas e não sou cantor famoso e muito menos tenho canções gravadas, mas tenho uma experiência básica de composição e me pareceu que aqui ela simplesmente fez um jogo forçado de palavras para não perder a rima. Como assim, o sangue não circula e não coagula? Ficou confuso esse trecho para muita gente, eu acredito. Agora, dizer que a igreja de forma generalizada está apodrecendo o corpo de Cristo foi realmente inusitado, forte e no sentido mais cômico da análise! Quem revelou isso? Você? Você, nessa canção, usa uma expressão dessa força para alegar que o corpo espiritual de Cristo está sofrendo decomposição por todos os cristãos no mundo? É muita audácia!
O cristianismo ainda é a religião majoritária no mundo, com 2,2 bilhões de pessoas! Imagine, você assumindo esse protagonismo de apodrecer o corpo de Cristo e comprometendo todos os irmãos no mundo todo como pecadores, insensatos, egoístas, avarentos, despreocupados e preguiçosos! Isso chega às raias do absurdo e soa ofensivo! Quem é você para fazer tamanha declaração sobre algo tão universal, histórico e inacessível à sua pequeninez? Eu não ousaria! Existem cristãos fervorosos, observadores da Palavra de Deus, cheios de amor por Cristo, que estão sempre orando, sempre agindo, morrendo e sendo perseguidos pelo mundo em muitos lugares nesse exato momento, talvez! Sim, talvez algum irmão hoje já tenha sido executado e seu corpo jaz em algum matagal ou cova rasa, sem mais circular seu sangue! Ou quem sabe alguma mulher cristã diabética esteja sendo torturada e ferida, seu corpo não consegue coagular o sangue! Você não sabe o que escreveu!
18. "Estamos no ápice da nova era, e a falsa Noiva se rebela, contra o Noivo que espera ver um caráter cristão" -
Essa também me deixou ainda mais crente de que, ou você é afiliada à cristandade vermelha comunista, ou alguém por trás dessa composição abraça tais valores e causas. Soou bem mística essa frase em sua canção sobre nova era, e convém lembrar que você está atrasada também. O termo Nova Era ganhou força nos anos 80, mas sua origem está na união de movimentos da contracultura da década de 60: as comunidades hippies americanas e os grupos britânicos de discussão religiosa da chamada “igreja da nova luz”. A nova era começou quando você ainda nem tinha nascido, mas se acaso se refere à era da falsa noiva rebelada, concordo que muitos ditos cristãos se rebelam contra Cristo seguindo seu próprio coração, mas isso só terá sentido se não for de modo generalizado.
Considerações e Conclusão
Claramente, ela não teve ou cuidado, ou intenção mesmo de usar os termos "muitos" e "alguns" para denotar casos específicos, dando a entender de fato que todos os cristãos estão nessas condições lastimáveis e podres. Louvado seja Deus, porque não senti culpa, não me emocionei, não chorei e muito menos senti desejo de ouvir novamente a canção dela e não é por orgulho, insensibilidade ou farisaísmo, mas sim, porque não tenho nada a ver com essa letra. E qualquer problema referente à minha vida com Cristo, sempre recorrerei à Palavra de Deus, que tem todas as diretrizes para um viver cristão como Deus se agrada. Não precisamos de poetas superficiais, baseados em ideologias que, sem conhecimento fundamental sobre muito do que citou, venham fazer ousada correção de proporção histórica e mundial sem ser uma voz de Deus. Ou também me terão por insensível a essa suposta voz de Deus? Sem confissões e muito menos condições. Imagine se eu me colocasse a dizer que ela está inclusa nessas acusações sem sentido e pior ainda, participando de um Reality Show? Falando por mim, não vivo atrás de brilhar em reality show. Mas se trouxe frutos, amém e Deus continue abençoando os participantes e os participantes.
Vi celebridades, cristãos e pastores sendo neutros, criticando e defendendo. Essa foi minha percepção da letra dela: atrevida, desprovida de justiça, sem unção, sem informação clara, sem Palavra de Deus, sem objetividade no que se propôs apontar, sem noção de realidade, sem conhecimento do funcionamento básico das instituições, sem respeito aos cristãos sinceros, cheia de ideologias de pautas mundialistas e servirá de base para os críticos cegos da igreja de Cristo. Parabéns, Aymeê, você complicou ainda mais o pregar do Evangelho e a imagem da igreja perante os perseguidores e críticos. Já estão usando sua "linda canção" em montagens com pastores e cristãos descontextualizados de suas histórias para servirem de Judas na internet. Estou pensando seriamente em abrir uma categoria no Verdade Urgente para avaliar letras de canções que emitem tais ideologias, heresias e servem para minar a essência do verdadeiro louvor a Deus em forma de canção. Um verdadeiro mocotó com cobertura de Nutella! Quem consumir isso pode se dar muito mal, afinal!
Por não a conhecer intimamente, nada posso dizer contra a pessoa da Aymeê em si e sei que mesmo este artigo a ajudará em seu ministério de louvor pela divulgação, mas espero que busque mais de Deus para suas composições ou demita esse compositor dela, porque realmente, para quem sequer examina a essência da letra, percebe-se a grosseria nas conclusões e pobreza de informação e inspiração divina. Excetuando a generalização sem fundamentação, frases desconexas e sem sentido e apelos exagerados, toda crítica merece reflexão, sim, por mínima que seja. Que Deus abençoe a Aymeê, você que leu até aqui, me perdoe sempre minha agitação em emoções fortes quando vejo absurdos dessa natureza e vida que segue. Agora é esperar passar a onda do Evangelho de Fariseus tranquilamente. Para quem sabe que é sincero perante o seu Senhor até me seus pensamentos mais íntimos, continue buscando a Deus, fazendo sua parte em paz, pregando o Evangelho, ajudando quem possa, contribuindo com o Reino de Deus e se preocupando, sim, primeiramente com você, depois de Deus e só então com os demais. A Aymeê não entendeu a lei do amor, pelo visto:
"Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Mateus 22:36-40
Tags:
Polêmicas