A Bíblia indica que tipo de vestes devemos usar? É pecado usar alguns tipos de vestimentas? Por que existem tantas igrejas com usos e costumes diferentes? Vestir roupas comportadas ou sociais indicam santidade? Como tratar com calças para mulheres e saias para homens? Como lidar com questões de cultura diferente da nossa no tocante a vestes cristãs? Deus estabeleceu padrões no tocante às vestes que seu povo deveria usar? Como devo me portar perante a sociedade como cristão? Posso me maquiar como mulher cristã? Posso usar brincos se a igreja da qual faço parte muitas mulheres usam? Usar barba é pecado ou vaidade? Qual seriam os padrões de vestimentas apropriadas aos cristãos? Conheço muitos cristãos irreconhecíveis como tais, serão condenados a perder a salvação? Os usos e costumes são mandamentos de homens ou do Espírito Santo? Quem ainda sustenta conjunto de regras para vestes é antiquado? Por que os cristãos estão mudando mais e mais seu estilo? Sendo homem, posso usar bermuda? Quando estiver na praia, posso usar roupas mais leves? Qual a diferença entre cristãos de bom testemunho com roupas mais ousadas e cristãos bem trajados socialmente com mau testemunho? Haveria um padrão universal no que diz respeito a identidade visual dos cristãos?
São muitas perguntas não é mesmo? Vivemos dias bem diferentes de décadas atrás e cada vez mais, eu vejo pessoas procurando respostas diante de mudanças notáveis na sociedade, como também, gerações mais novas e modernizadas, perdendo o rumo dos ensinos e valores mínimos que sejam dos pais da igreja. Mas, por que isso acontece? Será mesmo que as igrejas que ainda tentam manter um corpo doutrinário voltado para bons costumes são fundamentalistas e pararam no tempo? Ou muitas vertentes cristãs têm perdido a essência nesses detalhes ao longo do tempo e se moldado conforme as tendências passageiras do mundo em cada época? Vamos recorrer ao manual da vida cristã e do povo de Deus para rever tudo que Deus e seus servos nos deixaram através de sua Palavra e dos testemunhos deles.
Organizei tudo conforme os temas para ficar o mais elucidado possível e espero que seja enriquecido em seus conhecimentos sobre o assunto. Acredito, por prévio conhecimento guardado, que você se surpreenderá com o que vai ler. Então, espero que fique até o fim novamente para aprender mais também. Todos sabem que tudo começou com o casal inocente que Deus criou e os colocou no jardim no Éden e ambos estavam nus. Não tinham maldade ou malícia em andar daquela forma e viver assim. E após comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal que Deus advertiu que não comessem, entenderam que estavam nus e passaram a sentir a malícia. A partir daía que surgiu a necessidade de andarem vestidos. Temos muito que ler e refletir sobre tais assuntos, mas quero começar pela questão da aparência, tanto natural, quanto o julgar por aparência.
Sim! Claro que tocarei nos casos extras e exemplos ruins que temos no meio de nós que se assemelham com os escribas dos dias de Jesus e alguns togados de nossos dias. Cristãos que andam enternados, engravatados, com saias enormes e todos engomados e perfumados, porém nus diante de Deus ou com suas vestes sujas são um caso sério e muito real! No oculto de seus corações andam cheios de malícia e engano e são tão corruptos de entendimento que com o passar do tempo, suas obras se manifestam de uma forma tão escandalosa que todos ficam horrorizados por transmitirem uma imagem tão "santa" perante a igreja e a sociedade! Claro que conheci muitos cristãos assim! Nesse particular, as vestes não santificam ninguém! E já deixo claro que isso não é pretexto para desleixar ou usar os tais como exemplos negativos generalizados como alguns carnais fazem para abrir as portas da libertinagem e do desmazelo. Citam ditados decorados e infames para tentar também justificar seus vícios carnais mediante falhas dos outros. Ambos devem se acertar no que precisam e seguirem fazendo a vontade de Deus sem hipocrisia e zelosa em tudo. As aparências enganam sim, e o coração continua enganoso.
Agora passemos ao calcanhar de Aquiles dos argumentos de crentes modinhas que dizem que Deus não se importa com essas questões de vestes e que isso não tem nada a ver com doutrinas bíblicas e ensinamentos teológicos. Será mesmo? Ou tais cristãos não leem as Escrituras, ou estão há muito tempo distraídos com outras coisas e se esqueceram do que um dia leram e aprenderam. Comecemos por alguns textos com verdades que tocam o que queremos saber e nos dizem muito a respeito das escolhas dos homens e do melhor de Deus para nós em todos os sentidos do vestir perante a sua face. Adão e Eva já nos deixam uma resposta ensurdecedora sobre o quanto Deus se importa com o tema.
Já sentiu algo profundo aqui nesses textos reveladores? Não é uma doutrina, lei ou expressamente um mandamento de Deus para usarem isto ou aquilo ainda, mas como podemos negar que Adão e Eva, quiseram fazer suas próprias vestes usando folhas de figueira e Deus, graciosamente, foi lá e lançou uma moda melhor para os vestir com peles de animais? E posso ousar chamar de moda, já que por muito tempo, os homens assim se vestiram de peles de animais! Eu faço minha primeira pergunta a você leitor: Deus não poderia deixar que ficassem com seus aventais de folhas de figueira? Sim, mas ele em seu cuidado, amor e zelo, sabendo sempre o que é melhor para seus filhos, lprovidenciou vestes de animais, mais aconchegantes, bonitas e resistentes! Eu percebo que mesmo nesse sentido, Deus sempre saberá o que é melhor para nós. Deixa ele te vestir crente! Já poderia parar aqui, mas vamos adiante…
Um detalhe que já comentei sobre ele e em Jeremias e também encontrei uma referência, é o quanto as vestes podem identificar quem você é, o processo que pode estar passando e até o que faz na vida! Seja você mecânico, pintor, juiz, advogado, padeiro, lixeiro, presidiário, jogador, médico, soldado e crente! Dentre tantas outras atividades, cargos e situações que alguém exerça e pratique. Quando passei por minha cirurgia de hérnia, tive que usar aquelas vestes de paciente que ninguém quer usar, pois ficam mostrando as nádegas e partes baixas com facilidade! Todos sabiam ao me ver, que eu estava internado por algum motivo! Jeremias, relata como o rei da Babilônia, usando de misericórdia para com Joaquim, rei de Israel, que o traíra, tirou ele do cárcere e suas vestes de prisioneiro. Até nossos dias os prisioneiros possuem na maioria das prisões organizadas, seus uniformes característicos. O que suas vestes dizem sobre você? Um prisioneiro das tendências? Uma viciada na sensualidade? Ou um "mano da quebrada"? Que histórias suas vestem podem contar? Te identificam com servo do Senhor ou como um qualquer na multidão de iguais? Se você for um cristão descaracterizado, tal qual agente disfarçado, será complicado saber quem você. Se estiver vestido como maloqueiro, parecerá como o tal! Se como prostituta, como tal será vista! Façamos a diferença!
"Mudou-lhe as vestes do cárcere, e Joaquim passou a comer pão na sua presença, todos os dias da sua vida." Jr 52.33.
"Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o SENHOR, teu Deus, os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares cativos, e vires entre eles uma mulher formosa, e te afeiçoares a ela, e a quiseres tomar por mulher, então, a levarás para casa, e ela rapará a cabeça, e cortará as unhas, e despirá o vestido do seu cativeiro, e ficará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe durante um mês. Depois disto, a tomarás; tu serás seu marido, e ela, tua mulher." Dt 21.10–13.
Se vou a um casamento, me visto de forma elegante, se vou a uma praia, de forma leve, se eu for visitar o quartel do BOPE mal posso usar bermuda e short, se for comparecer num julgamento perante um juiz, terei que me vestir adequadamente, se fosse um torcedor de um time, iria com a camisa da seleção, em manifestações patrióticas, usei camisas do Brasil, como poderia eu andar descaracterizado na presença de Deus como servo dele e numa missão diária de evangelizar mesmo no silências das palavras? Principalmente no ambiente onde nos reunimos para adoração que é a igreja? Faz sentido que as coisas para Deus sejam sem ordem e decência? Ninguém se esquece de como se vestir em cada ocasião e oportunidade e gastam horrores para um casamento que foram convidados, mas alguns de nós cristãos nos esquecemos de como se vestir perante o nosso Deus e pouco ligamos com isso em investir e transmitir melhor nosso novo modo de vida.
"Acaso, se esquece a virgem dos seus adornos ou a noiva do seu cinto? Todavia, o meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta." Jr 2.32.
Deus, falando ainda através de Jeremias, faz uma analogia contra seu povo usando uma virgem e uma noiva. Ambas não esquecem de seus adornos pessoais que significam tanto para elas e as representa perante a sociedade e os convidados, mas o povo esquecia de Deus por dias! Como pode isso? Tais pessoas estavam tão distantes do Senhor que focavam nas coisas mais fúteis diante do que era mais importante! Cabe aqui uma lição importante para nós: não focar tanto nas coisas irrisórias da vida, quanto nas coisas de cima! Às vezes cuidamos tanto da nossa beleza física que deixamos nossa comunhão com o Senhor nessas condições! Quem sobrevive há dias sem buscar a Deus? Não há como negar que tais adornos de ambas carregam símbolos fortíssimos culturais e possuem sua importância mesmo em nossos dias, quando uma moça se casa de branco sendo virgem (mas já estão banalizando isso também); mas se esquecer de Deus focando em tais detalhes da aparência é pecado!
Um rei, usa vestes reais e isso diz muito ao seu respeito. Não são apenas vestes, ele carrega sobre si, a honra do legado de ter sido escolhido com o propósito de governar sobre um povo! Ele traz em si, a autoridade que Deus lhe outorgou primeiramente! Guarde bem essas observações que servirão de luz para os textos mais abaixo. No livro de Jonas, o profeta, temos um ato interessante e admirável por parte do rei de Nínive que sendo alertado da destruição que poderia ocorrer contra aquela grande cidade e seu povo, ele, mais que depressa, se desfez de suas vestes reais e vestindo vestes de humilhação, tratou de se assentar sobre a cinza e buscar o perdão de Deus para todos que dependiam dele na liderança! O pano de saco na Bíblia funciona como um símbolo de arrependimento e humildade diante de Deus. Era usado em momentos de luto, tristeza profunda e busca por perdão. O ato de vestir o pano de saco era uma forma de demonstrar contrição e disposição para se voltar para Deus. Novamente, vemos que havia vestes também para ocasiões assim de humilhação e pranto. Herodes, vestido de rei, foi exaltado sobremaneira pelo povo e não glorificou a Deus, o final foi triste.
"E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios, porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda joias de prata, e joias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios." Êxodo 3:21,22
"Fala agora aos ouvidos do povo, que cada homem peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, joias de prata e joias de ouro." Êxodo 11:2
"Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios joias de prata, e joias de ouro, e roupas. E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios." Êxodo 12:35,36
"Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito." Êxodo 32:1-4
"E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas, e deu-o a beber aos filhos de Israel." Êxodo 32:20
Parece que Deus era tão cruel, não é mesmo? Ao menos é assim que os céticos imaginam Deus quanto a essas passagens, mas eu vejo um Deus tão santo e perfeito que não pode tolerar tamanha ingratidão, desobediência e desrespeito por parte de quem ele criou, amou, cumpriu suas promessas e tirou da escravidão! Mas se acha que pegar as joias e fazer um ídolo foi tudo que eles fizeram de ruim? Eles estavam festejando perante seu novo deus de uma forma completamente imoral e sem temor a Deus! Dançavam nus nesse culto pagão a um bezerro feito com as joias do Egito! Com Deus não se brinca e o povo pagou com a vida! Novamente, sinto o zelo de um Deus que quer obediência nos mínimos detalhes e não aceita ser questionado por criaturas que mal sabem se conduzir perante a sua face! Devemos atentar para esses detalhes e ignorar completamente os maus exemplos em nosso meio que se aventuram em novas tendências e querem deturpar o que é bom ou benção em maldição!
"Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro." Êxodo 32:24
"E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia deixado despir-se para vergonha entre os seus inimigos, pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do Senhor, venha a mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi. E disse-lhes: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho. E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens." Êxodo 32:25-28
Após esse cenário caótico, vergonhoso e terrível entre o povo infiel, baderneiro, imoral, vaidoso e idólatra, Deus promulga uma sentença ainda pior aos ouvidos de todos e arrependidos, eles tomam uma atitude completamente diferente e seguem caminho pelo deserto. Notou como Arão tenta argumentar que jogou o ouro das joias no fogo e saiu aquele bezerro? Muito cômico e triste! Provavelmente ele utilizou muitas joias de ouro, restando ainda com o povo, as de prata. O povo por si só já tem uma natureza terrível para o mundanismo e o pecado e qualquer vacilo no coração, já estão se revelando e rebelando em atitudes como esta.
"E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios. Porquanto o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer. Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe." Êxodo 33:4-6
O termo usado nesse texto são literalmente ornamentos, joias e afins. Ser de dura cerviz é ser teimoso e difícil de controlar. Deus então, pessoalmente, cobra que tirem seus enfeites para então decidir o que faria com o povo a partir daquele gesto deles. Prontamente, tiraram e deixaram ao pé do monte Horebe. Sim, o mesmo Deus que usou de tais joias para prosperidade na vida deles, agora os manda sumir com elas depois do tamanho pecado que cometeram. Isso deixa claro que eles não somente usaram parte para cometer idolatria, mas ainda usavam outra parte dessas joias no momento em que Deus os mandou tirar. Resumo dessa saga? É melhor prevenir do que remediar! Quais são suas intenções com tais adornos que usa hoje? Ficar bonita? Parecer estiloso? Seguir a tendência do mundo? Estar na moda? O que o Espírito de Deus tem falado ao seu coração hoje ou num passado remoto sobre isso? Sabemos que depois de um tempo, ele desiste de dialogar conosco quando endurecemos o coração. Se despoje de tudo que ele te pedir para despojar, vai valer a pena. No final das contas, as joias se tornaram um enorme tropeço para a vida espiritual do povo que ainda escandalizaram o nome do Senhor com seus excessos imorais. Se houver alguma explicação alternativa que não seja se livrar de futilidades, sinta-se a vontade para tentar explicar.
Novamente, de forma direta e específica, Deus claramente condena como as mulheres de Sião estavam perdidas em suas muitas vaidades e arrogância. Mediante Isaías, Deus cita diversos cuidados femininos que eles tinham e adornos que usavam e deixa claro que no cativeiro que haveria de acontecer, elas perderiam todas essas coisas e não mais andariam vaidosas e ostentando, como faziam nesses dias de desvio da maioria do povo. Essas mulheres eram altivas e caminhavam se exibindo pelas ruas da cidade, chamando a atenção e a repreensão foi claríssima demais contra suas vaidades excessivas! Ou alguém tem explicação melhor quanto a essa fala de Deus sobre tudo que ele tiraria delas? Acredite se quiser, hoje temos teólogos mesmo nas igrejas conservadoras dando outras versões alternativas para tais textos, ignorando não somente a essência dos mesmos, mas também de todas as outras referências e conexões que somadas nos remetem a um comportamento completamente diferente do que eles tem defendido.
"Diz ainda mais o SENHOR: Visto que são altivas as filhas de Sião e andam de pescoço emproado, de olhares impudentes, andam a passos curtos, fazendo tinir os ornamentos de seus pés, o Senhor fará tinhosa a cabeça das filhas de Sião, o SENHOR porá a descoberto as suas vergonhas. Naquele dia, tirará o Senhor o enfeite dos anéis dos tornozelos, e as toucas, e os ornamentos em forma de meia-lua; os pendentes, e os braceletes, e os véus esvoaçantes; os turbantes, as cadeiazinhas para os passos, as cintas, as caixinhas de perfumes e os amuletos; os sinetes e as joias pendentes do nariz; os vestidos de festa, os mantos, os xales e as bolsas; os espelhos, as camisas finíssimas, os atavios de cabeça e os véus grandes. Será que em lugar de perfume haverá podridão, e por cinta, corda; em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste suntuosa, cilício; e marca de fogo, em lugar de formosura." Is 3.16–24.
Todas as mulheres que tenham contato com este texto, deveriam examinar a si mesmas e buscar sentir se não estão sendo altivas, relutantes, controversas, problemáticas e causando problemas para a igreja que congregam, a família que auxilia e cuida e os maridos que a amam. Como as pessoas te percebem com tais excessos? Podem todos dizer que te veem como uma mulher de Deus em todos os sentidos? Percebem em você simplicidade, humildade e modéstia? Ou sentem um teor de prepotência, resistência à verdade e a confundem com qualquer descrente dentre a sociedade? O que dizem de você quando passa pelas pessoas no seu dia a dia? "Pouco me importa a opinião dos outros!" A típica frase de quem mal tem paz consigo mesma no que faz e demonstra não estar focada na lei do amor e do testemunho cristão em todas as áreas de sua existência! Só cuide que o Senhor não tenha que tratar esse excesso danoso em você pessoalmente mulher!
Deus, usando de figura de linguagem, descreve Jerusalém tal qual uma mulher que se adorna e maquia para os seus amantes, que a querem matar. Toda parábola e figura vinda de Deus, trazem sempre profundos ensinamentos. O povo estava corrompido em muitos pecados, sendo homens, mulheres, sacerdotes, profetas e juízes. As mulheres também estavam envaidecidas e se prostituindo perante o Senhor e por isso também, tal denúncia foi feita mediante Jeremias. Como visto nas profecias de Isaías sobre este assunto. Mas também trata da prostituição espiritual da cidade do Senhor com os povos ao redor com seus ídolos.
"Agora, pois, ó assolada, por que fazes assim, e te vestes de escarlata, e te adornas com enfeites de ouro, e alargas os olhos com pinturas, se debalde te fazes bela? Os amantes te desprezam e procuram tirar-te a vida." Jr 4.30.
Agora ousarei ainda mais compartilhar meus pensamentos sobre um ponto nesse oceano de verdades que tristemente muitos homens já sofreram ou sofrem nesse exato momento! Diz respeito a essa analogia que Deus fez e também faz sentido o que direi, se você está percebendo que sua mulher ou esposo, está se arrumando mais ao sair, que está mais vaidosa e se arruma até para ir ao supermercado, isso pode significar que ela ou ele esteja querendo chamar a atenção de outros homens ou mulheres e até mesmo lhe traindo. Cabe aqui esse alerta, tanto para o marido, quanto para a mulher sair desse ciclo pecaminoso enquanto ainda estiver em seus pensamentos e vaidades. Se já estiver seduzindo e chamando a atenção, tens se tornado motivo de tropeço para os incrédulos, vergonha para o seu marido e tristeza para o coração de Deus! Pare com essas vaidades e amantes! E sim, existem casos e mais casos entre nós! Me corta o coração saber disso e por ser tentado também! Deus nos livre!
No livro de Levítico se encontram as leis básicas que regeriam as atividades de adoração do povo judeu, a sociedade e as próprias leis em si. Mas também eles teriam riquíssimas dicas de usos e costumes como o povo exclusivo do Senhor. Tais cuidados, que vinham primeiramente do Senhor e não de Moisés como alguns comentam por aí, diziam respeito aos costumes oriundos de povos vizinhos que tinham uma íntima relação com paganismo e quaisquer formas de culto. Alguns povos possuem tais práticas até agora! A ditadura de Kim Jong-un na Coreia do Norte parece não querer poupar nem mesmo a aparência de seus cidadãos, por exemplo. Primeiro, o governador coreano determinou 10 modelos de cortes diferentes para os homens e 18 para as mulheres. Agora, em mais uma demonstração de autoritarismo -- e excentricidade --, o jovem líder decidiu impor o próprio corte de cabelo a toda a população masculina do país. A informação é da rádio “Free Asia”. Um jovem amigo meu, testificou de como baseava seu corte de cabelo no de Thomas Shelby, chefão do crime de uma gangue de gângster interpretado numa série. Edificante não? Espiritual? Nada a ver, correto? E só um corte afinal. Escave as motivações! A essência no seu coração!
"Não cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba." Lv 19.27.
"Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que castigarei a todos os circuncidados juntamente com os incircuncisos: ao Egito, e a Judá, e a Edom, e aos filhos de Amom, e a Moabe, e a todos os que cortam os cabelos nas têmporas e habitam no deserto; porque todas as nações são incircuncisas, e toda a casa de Israel é incircuncisa de coração." Jr 9.25–26.
"...a Dedã, a Tema, a Buz e a todos os que cortam os cabelos nas têmporas;" Jr 25.23.
"Os seus camelos serão para presa, e a multidão dos seus gados, para despojo; espalharei a todo vento aqueles que cortam os cabelos nas têmporas e de todos os lados lhes trarei a ruína, diz o SENHOR." Jr 49.32.
Agora eu pergunto, quem nunca em suas vaidades e vida sem Deus, nunca imitou um estilo e tendência por ser fã de algum ídolo ou artista que tanto admira? Embora, alguém cogite dizer que é uma comparação abismal com a idolatria e costumes dos povos pagãos, isso é, sim, praticar idolatria também! Se colocar a copiar usos e costumes do mundo e de pessoas que idolatra em seu coração é idolatria! Por isso Deus quis tirar do povo, tais costumes, já que também viveram por longos anos no Egito. Se todo cristão cuidasse mais em examinar não somente as Escrituras mas também de onde se originam estilos de cabelo e barba, além de outros modismos, com certeza ficaria escandalizado e até arrependidos de usarem de forma incauta e tola! Deus não quer você imitando os descrentes! Você não precisa de tais modinhas que te caracterizem como eles! Já temos diversos pais liberando cortes excêntricos em seus filhos! Adolescentes e jovens seguindo tendências marcantes que os assemelham aos descrentes! Que edificação há nisso? Que virtude? Há testemunho cristão em copiar tais futilidades?
"Jovem, alegra-te na tua mocidade! Sê feliz o teu coração nos dias da tua juventude. Segue os caminhos que o teu coração indicar e todos os desejos dos teus olhos; saibas, contudo, que tudo quanto fizeres passará pelo julgamento de Deus." Ec 11.9
No livro dos Juízes nos é revelado outra condição especial e relacionada com as leis de Deus sobre a questão dos cabelos compridos, dentre outras coisas que deveriam ser guardadas e praticadas. Era a lei do nazireado, onde o menino não deveria raspar sua cabeça também. Nesse tocante, Deus escondeu o segredo da força de Sansão nesse cuidado em guardar o mandamento como um nazireu de Deus por todos os dias de sua vida. Mas ele não fez isso e acabou pagando um alto preço. Claro que essa lei não serve de modelo para os homens andarem cabeludos como veremos mais abaixo e isso também foi bem cultural dentre o povo de Israel. Atualmente, religiosos fazem promessas por seus filhos e os deixam cabeludos até que se cumpra o tempo determinado para raspar seus cabelos, mas não existe conexão alguma com as Escrituras. E geralmente não passa de crendices e tradições religiosas mesmo.
"Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda; porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus." Jz 13.4–5.
Eu me lembro, quando ainda era recém convertido na fé e fui convidado por um jovem músico para ir num evento cristão em outra cidade e chegando no espaço onde acontecia aquele evento, eu observei o ambiente e já fiquei chocado! Luzes coloridas piscando, com máquinas fazendo fumaça e músicos cabeludos e usando estilos característicos aos mundanos das bandas seculares! Sim, eu havia abraçado um cristianismo bíblico, "fundamentalista" e conservador e ver aquilo foi decepcionante para mim. Com o tempo eu percebi que sim, havia cristãos que ramificando para todos os lados, tais quais com raízes frágeis, seguiam doutrinas diferentes, caminhos pessoais e tendências mundanas sem nem mais se importarem se estavam se moldando ao mundo com seus comportamentos e costumes. Mas nunca tratei isso como normal até hoje. Eu era cabeludo também e abri mão dessa vaidade por amor a Cristo.
Absalão era outro exemplo de uso de cabelos compridos dentre os judeus e é descrito em detalhes o quanto pesava seus cabelos. Tão pesado era que ao final de cada ano, seu peso era de 2.4kg aproximadamente! Mas o que mais me chamou a atenção, foi a forma impecável como ele é descrito. Era o homem mais celebrado em Israel por sua beleza perfeita e sabemos no que isso tende a dar. O querubim de Deus, ostentava uma glória sem igual, uma beleza admirável e habitava em lugares privilegiados, mas olhou tanto para si que caiu em desgraça e se corrompeu envaidecido. Buscou ser semelhante ao Altíssimo e foi lançado de forma violenta dos céus à terra! Não foi diferente com Absalão que, embora tenha sido por permissão de Deus em castigo contra Davi, ele teve um fim de acordo com suas vaidades! Se deixou levar pelos que o bajulavam e quis o trono de seu pai e acabou sendo morto! Acredite se quiser, eu usava cabelos longos, era um pobre vaidoso e não admitia passar navalha sobre meus cabelos até a minha conversão. Coisas de pessoas carnais e sem Deus obviamente.
"Não havia, porém, em todo o Israel homem tão celebrado por sua beleza como Absalão; da planta do pé ao alto da cabeça, não havia nele defeito algum. Quando cortava o cabelo (e isto se fazia no fim de cada ano, porquanto muito lhe pesava), seu peso era de duzentos siclos, segundo o peso real." 2Sm 14.25–26.
Quantos hoje, mesmos no meio cristão, que como Absalão, se agarram a tendências, ou mesmo possuem de fato uma beleza natural e se deixando levar por elogios e pensamentos de vaidade, se colocam numa busca perigosa por mais brilho e satisfação pessoal por experimentar do prazer de ser elogiado e se perdem da vida modesta e humilde em Cristo. Acredite, as pessoas podem preferir ficar com seus adornos e modismos do que se render por completo a Cristo. Preferem buscar um caminho mais amplo e folgado do que entrar pelo caminho estreito. Conheci muitos cristãos assim e tantos que se corromperam, vindo à ruína semelhantes a Absalão.
Eis aqui um ensino enigmático para muitos, profundo para outros, descontextualizado para alguns e praticado por alguns movimentos até hoje. Temos através da carta de Paulo aos cristãos coríntios que algum problema relacionado a divisões e citação a usos e costumes estava que estava causando problemas principalmente para a igreja. Para os que não são chegados em estudos extra-bíblicos, ficará sem entender o contexto geral das palavras e instruções de Paulo. Para quem já estudou o contexto histórico da cidade de Corinto como eu, já está claro o porquê de tais instruções. Mas, movimentos cristãos como a Congregação Cristã, Testemunhas de Yehoshua e outros insistem em ter tais resoluções como doutrinas da igreja que podem até mesmo implicar na perda da salvação! A conclusão histórica mais comum é de que tanto homens com cabelos compridos, quanto mulheres com cabelos tosquiados e raspados era um sinal de comportamento contraditório. A maioria concorda que Paulo estava resolvendo um problema local, onde tinha íntima relação com o pecado de idolatria ou prostituição. Mulheres romanas, por exemplo, usavam véu para serem identificadas como casadas, as solteiras eram identificadas por não usarem véu e as prostitutas por não usarem véu e ainda por seu corte de cabelo, geralmente curto.
Enfim, Paulo, solucionando tal problema naquela igreja, deixa claro uma verdade universal de que não é honroso o homem usar cabelo comprido e nem a mulher ter cabelos tosquiados ou rapados. Mas isso não é uma doutrina de salvação ou selo de instituição única que leva ao céu, como alguns leigos ostentam de forma até arrogante. De fato, a percepção geral é sempre que um homem bem-visto é de cabelos curtos e uma mulher de cabelos longos também transmite muito mais beleza e impacto. Mas como disse Paulo, se alguém quiser ficar contendendo sobre véu, "nós não temos esse costume, nem as igrejas de Deus". Quando ele cita "a natureza", está falando de como as coisas são naturalmente, segundo Deus. Ou alguém questionaria que Deus tenha feito Adão com cabelos curtos e Eva com cabelos longos? Consegue imaginar diferente? Porque todos imaginam assim mesmo! E quando ele cita "as igrejas de Deus", está deixando claro que isso com o véu não era um problema que as demais igrejas de então estabelecidas sofriam. Era algo local e específico, porém, o entendimento natural sobre o cabelo masculino e feminino era este. Longo texto, porém, necessário.
"A própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido, e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher? Pois o cabelo comprido foi lhe dado como manto. Mas se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos esse costume, nem as igrejas de Deus." 1 Coríntios 11:14-16 (NVI)
Paulo, na carta aos cristãos efésios, faz sérias advertências para que não andassem mais como andavam os gentios em seus pensamentos de vaidade e obscuridade de entendimento. Embora não haja menção direta a qualquer uso e costume aqui, por abrangência e conexão, podemos sim adicionar toda e qualquer tendência, moda e arranjos que tanto homens, quanto mulheres têm deixado entrar em suas vidas e aderido no seu dia a dia. Coisas que nossos pais na fé, jamais usariam por justamente pertencerem ao mundo. Aqui, entra tudo que já aprendemos ao longo do artigo: modas mundanas, vícios de vaidade, excessos nos modismos, descaracterização da identidade cristã e corrupção do testemunho através da aparência igual aos que andam conforme suas vontade e vaidades. Só quem não obedece a Deus, não guarda seus mandamentos e nem examina as Escrituras se deixa levar por ventos de vaidade que passam sobre a sociedade sem Deus. Precisamos fazer a diferença!
"Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza." Ef 4.17–19.
Um texto que gera controvérsia no que diz respeito ao que muitos cristãos fazem hoje em dia é sobre Cristo dizer aos seus discípulos que mal poderia tornar um cabelo de suas cabeças branco ou preto. Na verdade, ele falava sim da autoridade e poder de Deus sobre todas as coisas e que não deveriam jurar por nada no céu, nem pela terra, por Jerusalém ou por suas cabeças. Parece até motivo de piada para céticos, o fato de hoje em dia os cristãos poderem tornar seu cabelo branco, preto, dourado, amarelado, roxo, dentre tantas outras cores conforme desejem seus corações. A Palavra mudou? Os ensinamentos perderam sua validade? Deus perdeu sua autoridade sobre nossas cabeças? Embora alguém tente justificar que Cristo esteja falando sobre envelhecer ou rejuvenescer citando as cores do cabelo; também não seria esse um mal de vaidade que cativa a tantos? Não gostam das cãs brancas e pintam de preto! Enjoam da cor preta e pintam com "luzes"! Onde está a virtude? Onde fica a Palavra? Isso é instrução do Espírito de Deus ou tendência aos modismos vaidosos? Responda para si. E não tenha por herege por focar nesse detalhe, pois sei bem que o ensino é sobre o juramento humano sem garantias.
"Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto." Mt 5.34–36.
Escrevendo a Timóteo, Paulo ressalta que exercício físico tem pouco proveito e a piedade nos garante vida não somente aqui como também na eternidade! Mais uma lição para aqueles que se perdem num hedonismo irrefreável e vicioso em ficar "maromba" e ostentar um corpo forte. Paulo não disse que não há nenhum proveito em fazer exercício, mas como sempre, colocou as coisas no devido lugar. Se for para o cristão se perder em suas ânsias por um corpo saudável além do necessário, abandonando até mesmo uma vida cristã piedosa de testemunho, é melhor deixar isso quieto!
"Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser." 1Tm 4.8.
Eu já fiz práticas de exercícios como levantar peso, abdominal, caminhada, dentre tantos outros, mas sempre mantendo o foco no céu. Conheci muitas pessoas que começaram a frequentar a academia e ao longo do tempo, se perderam na vaidade dos seus corações e foram arrastados para o mundo por rodinhas de apreciadores, mulheres sem pudor à espreita por uma noite de sexo e apreciam os "marombas", como também, já vi mulheres casadas apreciando irmãos "maromba" dentro da igreja, sem contar os casos a partir de academias de adultério envolvendo cristãos. É melhor nos exercitarmos na piedade mesmo; ela nos trará vida aqui e além do corpo envelhecido e enterrado.
Vestes Espirituais e Sobrenaturais
|
Temos diante de Deus vestes espirituais e ainda receberemos tudo novo um dia. Imagem: Yandex |
Embora estejamos aprendendo e revendo ensinos sobre usos e costumes do dia a dia, não poderia deixar de dar um toque no que diz respeito ao que importa muito mais para todo cristão, as vestes espirituais. No livro de Zacarias, temos um embate entre o Anjo do SENHOR e Satanás que disputavam a respeito das vestes sujas de Josué, sumo sacerdote. Satanás, obviamente, o acusava de não estar digno diante do SENHOR para exercer seu ofício e ele alcançou graça perante ele e teve suas vestes substituídas, mas foi advertido seriamente a andar nos caminhos do SENHOR e observar seus preceitos. Infelizmente, não há como negar que em muitos casos, podemos ter cristãos bem trajados e comportados em seus usos e costumes, mas ter suas vestes espirituais sujas perante Deus. Mas claro que isso, só quem pode julgar é ele. Mas devemos atentar não somente para nossas vestes físicas, mas também para as espirituais. Só destacando que ele era uma liderança entre o povo! Satanás ama acusar os líderes da igreja quando cometem deslizes e quer os ver com as vestes sujas e envergonhados.
"Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor. Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo? Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo. Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes. E disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do SENHOR estava ali, protestou a Josué e disse: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram." Zc 3.1–7.
"(Eis que venho como vem o ladrão . Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.)" Ap 16.15.
Outro episódio bem intrigante que me chamou a atenção no tocante às vestes é a transfiguração no monte, onde os discípulos mais chegados de Cristo, tiveram o tamanho privilégio de ver diante deles o Deus bendito em sua essência gloriosa com vestes que brilhavam como a luz! Ele transformou suas vestes? Mudou de vestes no processo? Segundo as próprias revelações sobre o Senhor Jesus, os anjos e os salvos, todos usaremos vestes brancas resplandescentes tal qual os discípulos viram ele usando na ocasião da transfiguração. Fascinante! De uma coisa eu tenho certeza, não teremos vestes sensuais, satanistas ou quaisquer outras conectadas as modas passageiras e ritualísticas desse mundo passageiro.
"E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz." Mt 17.2.
"Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, Tiago e João e levou-os sós, à parte, a um alto monte. Foi transfigurado diante deles; as suas vestes tornaram-se resplandecentes e sobremodo brancas, como nenhum lavandeiro na terra as poderia alvejar." Mc 9.2–3.
"E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura." Lc 9.29.
"Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes." Lc 24.4.
"O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." Ap 3.5.
"Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas." Ap 1.12–15.
As Más Influências e os Escândalos
|
Pregador Luo é um cantor rapper cristão e já foi influenciado pelo modismo do rap secular no estilo. Imagem: Yandex |
Cabe aqui também, por associação, as palavras de Pedro que adverte os cristãos contra àqueles que de forma corrupta, induzem outros ao erro com suas "palavras jactanciosas de vaidade". São pessoas que cheias de paixões carnais, não se conformam em ficarem expostas sozinhas em seus erros e tentam arrebanhar ao seu redor mais seguidores. Fazem com que tais pessoas que tentavam fugir do erro, se voltem novamente as coisas supérfluas e pecaminosas do mundo. Os discursos dos tais são sempre de uma liberdade mentirosa, com ares e essência de libertinagem. Promessas e argumentações oriundas de mentes e corações cativos ao mundanismo e às vaidades mundanas. Geralmente essas pessoas foram capturadas por seus anseios carnais, mergulharam em seus desejos e embruteceram seu entendimento a tal ponto de não mais discernir o santo do mundano. "Não tem nada a ver!" e frases do tipo, são as que elas usam para "libertar" os que vivem um "fundamentalismo doutrinário", segundo eles, ou que vivem de ensinos passados e obsoletos. Cuidado com certos discursos de libertinagem que corrompem até sua imagem cristã e o seu coração!
"Esses tais são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas; porquanto, proferindo palavras jactanciosas de vaidade, engodam com paixões carnais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro, prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor." 2Pe 2.17–19.
Infelizmente, com o advento da internet, pessoas incompetentes, carnais, líderes de si mesmas e rebeldes, ganharam voz e seguidores nas plataformas com suas ideias e teologias libertinas "libertadoras" dos "mandamentos dos homens", quando, na verdade, são hereges até nas mínimas coisas, conduzindo os fracos de mente e pouco íntimos com a Palavra a um erro maior que o de antes! Hoje, quando se prega sobre o cuidado com o nosso corpo perante o Senhor, eles restringem que tais ensinamentos estão mirando apenas os pecados que podemos cometer através dele. Será só isso mesmo? Leu todo o artigo até aqui? Viu o zelo de Deus e seu capricho com o que deveriam vestir seu povo e seus ministros? Percebeu como ele atentou para os cortes tendenciosos de cabelo dos pagãos? E sobre cada ato de abandono de adornos para santificação por parte dos arrependidos no Antigo Testamento? Vamos ignorar as dicas e ensinamentos apostólicos profundos sobre como devemos vestir e cuidar do nosso corpo quanto a aparência? Não, querido leitor! A Palavra de Deus também diz respeito aos mínimos cuidados!
"Afastem-se de toda forma de mal. Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Tessalonicenses 5:22,23
Infelizmente, mesmo pastores estão com discursos leves e deixando as conexões abrangentes no tocante a tais assuntos de lado. As manias, modinhas e vaidades vão infestando o templo e pouco a pouco já nem sabemos mais nas ruas, quem é quem! Antigamente nos identificavam pela diferença visível que viam tanto no rosto aformoseado pela obra do Espírito Santo, quanto naquilo que usávamos por ter uma vida espiritual profunda com Deus e compromissada com a Palavra. Hoje muitos cristãos vivem de emoções, textos que apelam erroneamente ao ego das pessoas e elas se deixam levar por seus corações enganosos e vivem uma vida cristã cheia de mimos e cuidados excessivos não sofrendo mais as impactantes advertências de Deus sobre tudo relacionado ao mundo e os infiéis que eles insistem em seguir, imitar e copiar até os caminhos. A Palavra não muda!
"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso." 2 Coríntios 6:14-18
E para aqueles que ainda insistem em dizer que estão seguros de si no que fazem, usam e da forma como caminham, como bem nos esclarece Paulo sobre muitas questões não claras nas Escrituras, ainda restam alerta que convém se atentar para não fazer tropeçar os fracos na fé. Muitos abandonam a fé em Cristo por chegar na presença de Deus com a mesma mentalidade que cheguei, imaginando que tudo deva ser com perfeição e santidade e ao ver crentes relaxados e andando como os descrentes andam, desacredita da essência cristã e logo a semente morre e se perde devido ao mau testemunho e egoísmo de alguns. Com o passar do tempo, aprendi que cada um acaba fazendo o que bem-quer, quando não é convertido a Deus de verdade e ama a Cristo de coração. E que devo olhar para a Palavra e seguir firmemente até o fim, tentando ser fiel ao máximo nas mínimas coisas possíveis. Veja um ensino e advertência de Paulo sobre isso e depois aplique ao assunto que estamos tratando.
"Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, com consciência do ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada. Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta. Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize." 1 Coríntios 8:1-13
Se seu modo todo "inteligente e superior" aos demais de se portar fizer um pequenino de Cristo tropeçar, já sabe contra quem está trabalhando. Melhor prevenir, do que escandalizar meu irmão e irmã! Infelizmente sofremos demais com o peso da Palavra e passamos a amolecer e relaxar com os cuidados e queremos liberdade e por fim, alguns de nós acabamos na libertinagem e arrastando outros conosco pelo mau exemplo. Não devemos buscar nosso próprio bem a ponto de banalizar o cuidado com nossos irmãos mais novos e fracos na fé! E isso não é somente sobre ídolos, mas sobre tudo!
"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar." 1 Coríntios 10:31-33
Paulo também deixou claro sobre a fé pessoal que cada um pode ter diante de Deus no tocante a muitas coisas, mas sei que nenhuma dessas está isenta dos mandamentos, leis, regras e advertências divinas pré-estabelecidas que tocam nosso proceder cristão e mesmo as que concernem aos frutos que temos que produzir como salvos. Colocar quaisquer ensinamentos bíblicos debaixo desse ensinamento e cometer heresia. Qualquer atitude que cause escândalo e dissenções entre nós é melhor abdicar. Mas a vontade pessoal carnal de alguns têm sido mais forte e eles entram em atrito com a família, líderes de grupos, pastores e até abandonam suas congregações por meras vaidades e desejos desenfreados pessoais.
"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado." Romanos 14:19-23
Bônus Cultural
Cultura Judaica
Ensina a tradição judaica que “A glória de D’us é o homem e a glória do homem é sua vestimenta” (Derech Eretz). Os judeus de nossos dias se dividem em muitas comunidades e usam os mais variados tipos de vestes, mas sempre são alinhados no uso do xale com franjas e os filactérios contendo trechos dos mandamentos. Mas a essência que eles sempre procuram manter é sempre se preservar de andar escandalosamente, e seguir os mandamentos o máximo possível conforme a Toráh.
|
Os judeus em nossos dias ainda são rigorosos com seu estilo em sua fé e andam semelhantes. Imagem: Yandex |
Algumas passagens são tão autoexplicativas que nunca vi ninguém tentando espiritualizar as mesmas. E em muitas delas são mandamentos divinos para o seu povo e dizem justamente o que estão dizendo. Neles não cabem malabarismos ou descontextualizações e simplesmente, Deus está requerendo que se faça o que foi mandado mesmo, simples assim. Veja, por exemplo, entre os judeus, como Deus deixou mandamentos objetivos com respeito às roupas que deveriam vestir com riqueza de detalhes. E aqui não tem conexão com os uniformes sacerdotais que já vimos lições maravilhosas antes. Era para todo o povo em geral. Afinal, eles viveram no meio de uma cultura pagã que era a dos egípcios por 400 anos e só então saíram dali e era necessário que esse povo novo de Deus, fosse instruído nos mínimos detalhes para não copiar nada de povos pagãos que tiveram contato ou que viviam nas terras que passariam a habitar.
"Não te vestirás de diversos estofos de lã e linho juntamente. Franjas porás nas quatro bordas da tua manta, com que te cobrires." Deuteronômio 22:11,12
"Guardarás os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo não semearás sementes diversas, e não vestirás roupa de diversos estofos misturados." Levítico 19:19
Claro que mediante estes textos, cabe aqui também aquele toque secular de noção de estilos, ainda que básicos. É como aquele meu amigo inocente que veio da Bahia e foi a uma festa de São João vestindo calça social, tênis esportivo e camisa de caipira. Algo de muito errado não estava certo e claro que ele se tornou o centro das atenções e todos os amigos zombaram dele. Pessoas sem noção de combinações, estilos, cores e tecidos, acabam fazendo aquela mescla desastrosa que passa direto pelo pecado para se tornar zombaria! Podemos, sim, ser estilosos, mesmo de forma simples, modesta e comportada e, ao mesmo tempo, seguir as dicas mais essenciais e sem contaminações, dos profissionais que entendem do assunto, sem cair nas pegadinhas tendenciosas e modas anormais que eles também usam por aí.
É sabido de todos que culturalmente, a mando de Deus, os judeus usavam barba desde o princípio de sua existência e temos alguns textos que deixam isso bem claro, revelando que era um costume deles perante o Senhor. Mas note que eles não se portavam assim por mera vaidade ou vontade própria, mas até nesses detalhes pessoais, foram instruídos por Deus! Isso nos leva a refletir sobre a soberania de Deus em tudo nas nossas vidas e comentando de forma cirúrgica, em muitos aspectos preferimos que Deus não interfira em nossas escolhas e vaidades; ou percebendo sua advertência através do Espírito Santo, ignoramos, cauterizando nossa mente, endurecendo nossos corações e passamos a usar e fazer tudo sem regras e de forma espalhafatosa. Assim que deve caminhar o povo santo de Deus?
"Tu, ó filho do homem, toma uma espada afiada; como navalha de barbeiro a tomarás e a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba; tomarás uma balança de peso e repartirás os cabelos." Ez 5.1.
"Ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da cabeça e da barba, e me assentei atônito." Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), Ed 9.3.
E no tocante a uma pergunta que muitos homens me fazem, sobre ser pecado ou não usar barba. Eu não uso, já usei sutilmente "mal feita" e não acho que alguém vá para o inferno por conta de usar ou não, mas considere a seguinte verdade sobre isso. A igreja e os pais do passado, se basearam em culturas e épocas, nos melhores exemplos de seu tempo e no tocante à comunidade da qual faço parte, Assembleia de Deus do Belém, nos pautamos numa das instituições mais ilustres dentre a sociedade nos dias da composição dos usos e costumes de nossas igrejas: o exército brasileiro. Visto que eram zelosos em cada detalhe até nas vestes, corte de cabelo e disciplina no serviço militar, por que não se espelhar em alguns costumes se eram bons e higiênicos? Aliás, até hoje, essa instituição não mudou, embora esteja arriscando ser corrompida pelos componentes comunistas e malcriados que ali adentram e alcançam prestígio em altas patentes. Mas, enfim, existem comunidades, onde os membros usam barbas enormes misturadas com outros detalhes e não possuem tanto rigor com isso. Mas o exército, marinha, aeronáutica, polícias e outros exemplos continuam firmes. Nós também tentamos manter assim. Mas, o povo é livre diante de Deus e se se corrompe até prestar contas de cada detalhe.
Em Atos dos Apóstolos, após a prisão de Pedro por pregar o Evangelho, temos um grande milagre da parte de Deus, enviando um anjo para libertar ele da prisão, enquanto a igreja orava por ele! Um detalhe interessante é sobre o fato deles usarem sandálias nesses dias. Era comum entre o povo, calçar sandálias de couro nesse tempo.
"Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me." At 12.8.
Uma cena que causa controvérsia entre os que não leem as Escrituras devidamente ou se afastam demais desse hábito e se esquecem do que leram um dia, é a ocasião em que Cristo lava os pés dos discípulos. Não me aterei a refutar tal prática adotada entre alguns movimentos, mas sim se Jesus Cristo ficou nu diante dos discípulos ou não. Na verdade, não! E João deixa isso claríssimo como a luz do dia e a luz do sol. O Senhor Jesus usava duas a três camadas de vestes, onde nessa ocasião ele apenas tirou a última camada externa. Alguns citam essa distorção com forma de justificar o poder sair expondo seus corpos de forma semi-nu ou mesmo nus. Mas, terão que buscar outro refúgio, pois aqui não há amparo para tal aberração intelectual. Mas tenha calma que vamos falar sobre determinados cenários como praias e outras ocasiões específicas.
Mas note que no mesmo livro de João, é revelado que os soldados rasgam uma peça de roupa em quatro partes, sorteiam outra por seu acabamento especial e certamente, Cristo estava crucificado com uma espécie de roupa íntima que seria a terceira camada interna. As vestes de Jesus eram simples e modestas, refletindo sua vida humilde e seu papel como pregador e mestre. Ele usava túnicas longas, geralmente feitas de linho ou lã, que eram amarradas com um cinto. Além da túnica, Jesus também usava um manto, que era uma peça de roupa mais longa e larga, usada sobre a túnica. Mas isso nem vem ao caso agora.
"Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus, sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus, levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido." Jo 13.2–5.
"Os soldados, pois, quando crucificaram Jesus, tomaram-lhe as vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e pegaram também a túnica. A túnica, porém, era sem costura, toda tecida de alto a baixo. Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela para ver a quem caberá —para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Assim, pois, o fizeram os soldados." Jo 19.23–24.
Considerações e Conclusões
|
Mesmo uma seleção usa uniformes organizadamente em campo e cristão até compram cópias! Imagem: Yandex |
Acredito que comentei até demais sobre este assunto e não tenha sido tendencioso, mas extraindo o essencial de cada passagem bíblica, demonstrei que sim, Deus sempre foi Deus sobre todas as coisas na vida de quem permitiu que ele fosse e desde o livro de Gênesis deixou seu cuidado e zelo claros. E ao longo de toda Escritura, aprendemos que ele quer que sua vontade seja feita em todos os aspectos de nossa vida e que ele, seja honrado, reverenciado e adorado da melhor forma possível em tudo! Que nosso vestir diz muito a nosso respeito, transmite a essência do nosso coração e representa mais do que apenas uma cobertura no ministério e serviço de Cristo. Fomos chamados para fazer a diferença entre os iguais e aqui me refiro aos modismos claramente pagãos, satânicos, "gayzistas" e demais modismos de grupos descrentes. Temos além das Escrituras, grupos supérfluos e instituições respeitadas diversas que primam em cuidar de como se portam e como povo de Deus, não devemos ser inferiores sendo transmissores das grandiosidades do Evangelho. O declínio ao longo dos anos por parte de igrejas e cristãos, vem da fraqueza espiritual e desejos humanos incontroláveis que dominam os que se rendem a eles e acabam deixando os ensinos basilares a esse respeito.
Aos que esperaram que eu desse dicas de roupas específicas que devem ou não serem usadas, eu permaneço no estilo "doutorado" de terno e gravata e nos dias mais rotineiros e comuns, roupas jovens sem contaminações citadas já anteriormente. Evito roupas lascivas ou perniciosas em locais públicos principalmente. Uso roupas de banho comportadas em ambientes como praias e piscinas e se ainda nadar um pouco mais a vontade, como já o fiz sem camisa, é somente em lugares sem pessoas que possa se escandalizar e sem fazer mídia nas plataformas. Uso roupas leves para dormir e para trabalhar, também roupas mais jeans e uniformes da minha empresa. Eu já andei todo hippie rebelde, com cabelos até os ombros, brincos em ambas as orelhas, me tatuei em várias partes do corpo e usava roupas descombinadas e sem sentido; pintadas e com frases que eu mesmo fazia de arrogância e provocação. Era o terror dos analíticos de modas! Porém, Jesus Cristo me salvou, me transformou de dentro para fora e desde então adotei um estilo muito mais agradável, claro. Andei relaxando um tempo, quando estive mal espiritualmente por algumas fases, mas logo recobrei o foco e estou voltando aos princípios que o Espírito Santo que ensinou desde minha conversão.
Espero que compreenda que tentei captar a essência nos textos que nos servem em qualquer época, cultura e contexto qualquer que seja. Não esgotei o tema aqui obviamente, mas creio que a verdade ficou clara segundo nos deixa a própria Palavra de Deus. Não diminua nada que Deus não diminuiu. Os que um dia aceitaram uma fé pura e santa, compreendendo que Deus é este mesmo que lemos nas Escrituras e assim andam em santidade na mesma fidelidade de detalhes de quando aceitaram a Cristo, não se corrompem ou se conformam com o mundo em suas modinhas e tendências passageiras. Seguimos modelando pessoas ao nosso redor e ensinando nos detalhes que Deus se importa com as coisas e comportamentos mais minimalistas que alguém possa considerar assim. Sem mais, que Deus possa restaurar o zelo naqueles que um dia resolveram por qualquer razão mudar e se você, de fato, sente que não tem nada a ver como anda, pense nos que te observam e buscam bons exemplos. Deus não é Deus de confusão e muito menos de contradição. Alguém está certo e alguém está errado sempre. Deus abençoe você e sua família e não deixe de inscrever seu e-mail para saber dos novos estudos e compartilhe com outras pessoas que já se interessaram neste assunto.
"Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." 2 Coríntios 13:5
"Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele? Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem." 1 Coríntios 10:21-24