O livro de 2 Crônicas narra a história do Reino de Judá, começando com o reinado de Salomão e se estendendo até o exílio babilônico. Ele se concentra principalmente nas ações dos reis de Judá, em contraste com 1 Crônicas, que foca mais em Israel. O livro enfatiza a importância de seguir os mandamentos de Deus e a adoração correta. Os reis que foram fiéis a Deus prosperaram, enquanto aqueles que se afastaram enfrentaram dificuldades. Muitas passagens detalham as reformas religiosas promovidas por reis como Ezequias e Josias, que buscaram restaurar a adoração ao Senhor e remover a idolatria. Mas dentre tantas informações históricas e ensinamentos riquíssimos das ações do povo de Israel e de Deus em favor deles, quero “garimpar” os tesouros que reforcem a revelação da Trindade de Deus também aqui. Sei que passei um tempo recluso e focado em outras atividades laborais e projetos pessoais do dia a dia, mas resolvi dar continuidade a essa pesquisa maravilhosa e movimentar dentro do possível o blog Verdade Urgente. Encontraríamos muitas referências ao Deus Trino neste livro? É que você poderá conferir comigo neste artigo.
O rei Salomão como outros servos de Deus antes dele, sempre usavam expressões como יהוה e אֱלֹהִים para mencionar Deus. Ele sabia quem Deus realmente era ou era politeísta? Imagem: Yandex |
A Trindade no Segundo Livro de Crônicas.
Deus, אֱלֹהִים “Elohim”
O termo אֱלֹהִים “Elohim” é um dos nomes usados para se referir a Deus na Bíblia como já esclarecido e repetido nos artigos anteriores até aqui, e no segundo livro de Crônicas, ele aparece em algumas passagens. Inegavelmente esse termo, no original, remete à pluralidade de Deus, ou a diversos deuses. Mas, como todo teólogo nível básico sabe, temos que analisar o contexto onde o termo é usado para descobrir de quem se está falando. E óbvio que nos textos a seguir, temos o Deus único e trino em evidência. Aqui estão as menções que encontramos:
“E disse Hirão: Bendito seja o Senhor Deus [אֱלֹהִים] de Israel, que fez o céu e a terra, que deu a Davi, rei, um filho sábio, que tem entendimento e prudência, que edificará uma casa ao Senhor e um palácio para o seu reino.” 2 Crônicas 2:12
Nesta passagem, Hirão reconhece a grandeza de Elohim ao falar sobre a construção do Templo.
“E disse: Senhor Deus [אֱלֹהִים] de Israel, não há Deus [אֱלֹהִים] como tu, nem no céu, nem na terra, que guardes a aliança e a misericórdia para com os teus servos, que andam diante de ti de todo o seu coração.” 2 Crônicas 6:14
Aqui, Salomão se dirige a Elohim, exaltando Sua singularidade e fidelidade.
“Agora, pois, levanta-te, Senhor Deus [אֱלֹהִים] , e entra no teu lugar de descanso, tu e a arca da tua força; sejam os teus sacerdotes, Senhor Deus [אֱלֹהִים], vestidos de salvação, e os teus santos se alegrem no bem.” 2 Crônicas 6:40
Salomão clama a “Elohim” para que Sua presença habite no Templo.
SENHOR, יהוה, “YWHW” (Yehovav, Yahweh ou Jehovah), Jeová transliterado
Temos também, menções a “SENHOR” que no original remete ao tetragrama יהוה “YWHW” (Yehovav, Yahweh ou Jehovah), Jeová transliterado. Esse seria o nome mais sagrado entre os judeus e tido como um nome íntimo de Deus, significando “o Existente”. Note que existem aqueles alinhamentos maravilhosos entre este e outros termos referentes ao Deus Trino ou uma de suas Pessoas, revelando sua pluralidade na divindade. Vejamos os textos encontrados neste livro. Na primeira citação, é esclarecido que foi o Deus Trino quem levantou Salomão para ser rei e o engrandeceu.
“E Salomão, filho de Davi, fortaleceu-se em seu reino, e o Senhor, seu Deus [אֱלֹהִים], estava com ele e o engrandeceu sobremaneira.” 2 Crônicas 1:1
Quando Salomão se dirige à tenda da congregação com o povo, é citado Moisés e que este é servo de Jeová.
“E Salomão, e toda a congregação com ele, foram até o alto que estava em Gibeão; porque ali estava a tenda da congregação de Deus, que Moisés, servo do Senhor [יהוה], tinha feito no deserto.” 2 Crônicas 1:3
Foi esse Deus Trino quem apareceu para Salomão na noite em que teve o grande privilégio de pedir o que quisesse a Ele!
“Naquela noite, Deus [אֱלֹהִים] apareceu a Salomão e lhe disse: 'Pede o que queres que eu te dê.'”2 Crônicas 1:7
Salomão, quando cita sua missão de edificar o templo de Deus, menciona o tetragrama juntamente com "Elohim" em suas palavras.
“Eis que eu vou edificar uma casa ao nome do Senhor [יהוה] meu Deus, para lhe oferecer incenso aromático, e para a disposição dos pães da proposição, e para os holocaustos de manhã e à tarde, e nos sábados, e nas luas novas, e nas festas do Senhor [יהוה] nosso Deus. Isso é uma ordenança perpétua para Israel.” 2 Crônicas 2:4
Também em sua oração de adoração e gratidão a Deus, ele usa dos mesmos termos reveladores perante o povo, deixando claro suas convicções no Deus Único e Verdadeiro.
“E disse: Senhor [יהוה] Deus de Israel, não há Deus semelhante a ti, nem no céu, nem na terra, que guarde a aliança e a misericórdia para com os teus servos, que andam diante de ti de todo o seu coração.” 2 Crônicas 6:14
Em outra oração encontrada neste livro, temos o povo em um momento de apuros e suplicando a Deus com as mesmas verdades que Salomão mencionou sobre a essência de Deus. Tanto יהוה quanto אֱלֹהִים, são usados na mesma frase e menção a Deus.
“E disse: Senhor [יהוה], Deus de nossos pais, não és tu Deus nos céus? E não tens tu domínio sobre todos os reinos das nações? E na tua mão há força e poder, e não há quem te possa resistir.” 2 Crônicas 20:6
“Ah, Deus [אֱלֹהִים] nosso, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós...” 2 Crônicas 20:12
Em outra ocasião, é citado como esse mesmo Deus se preocupava com seu povo e enviava mensageiros o tempo todo para os alertar e livrar de seus adversários. Novamente יהוה quanto אֱלֹהִים são usados para mencionar Deus.
“E o Senhor [יהוה], Deus de seus pais, enviou-lhes, por meio de seus mensageiros, levantando-se de madrugada e enviando-os, porque tinha compaixão do seu povo e da sua habitação.” 2 Crônicas 36:15
Até mesmo Ciro, rei da Pérsia em seus dias, mencionou Deus de uma forma bem específica. Ele, usando a mesma combinação de יהוה e אֱלֹהִים na mesma sentença, reconhecia a mão de Deus em seu reino, que deveria auxiliar seu povo na reconstrução de Jerusalém e da casa de Deus!
“Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR, Deus [אֱלֹהִים] dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém...” 2 Crônicas 36:23
Fiz questão de repetir versículos para dar ênfase a cada termo em seu devido lugar, mas a intimidade entre eles é notória e inseparável no tocante à revelação da Trindade. O segundo livro de Crônicas contém várias menções à palavra “Deus”. Seria desnecessário comentar cada citação sobre os textos onde ela aparece e tendo todo contexto literário até aqui sobre o assunto.
Espírito Santo de Deus, do SENHOR
No segundo livro de Crônicas, as menções ao Espírito Santo não são tão frequentes quanto em outros livros da Bíblia, mas há algumas referências que podem ser relevantes. Existem raras, mas claras e profundas citações também à pessoa do Espírito Santo com todos os detalhes que nos deixam claro que é sim um ser específico na deidade e sendo tratado como personalidade. Ele também é citado em íntima conexão com “Elohim” e “YWHW” revelando sua essência divina. Neste primeiro exemplo, o Espírito Santo inspira Azarias a trazer uma mensagem ao rei Asa, encorajando-o a buscar a Deus. Aqui estão as menções que encontramos:
“Então, o Espírito de Deus [אֱלֹהִים] veio sobre Azarias, filho de Odede.” 2 Crônicas 15:1
Aqui neste outro texto, o Espírito Santo se manifesta para dar uma palavra de profecia ao povo de Judá, assegurando-lhes que Deus lutaria por eles.
“Então, veio o Espírito do Senhor [יהוה]no meio da congregação sobre Jaaziel, filho de Zacarias.” 2 Crônicas 20:14
Nesta passagem, Zacarias é inspirado pelo Espírito para advertir o povo sobre suas transgressões.
“Então, o Espírito de Deus [אֱלֹהִים] vestiu-se de Zacarias, filho de Joiada, o sacerdote; e ele se pôs em pé acima do povo e disse-lhes: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do Senhor?” 2 Crônicas 24:20
Essas referências mostram como o Espírito Santo atuou na vida dos profetas e líderes em momentos críticos, trazendo orientação e advertência ao povo de Deus. Cada revelação demonstra que Deus é um ser plural, que dentro dessa pluralidade não existe subserviência entre as pessoas e o Espírito Santo é sim um ser pessoal e não uma força ativa ou disfarce de Deus para se revelar apenas.
Considerações e Conclusão
Fica evidente a participação do Deus Trino também no segundo livro de Crônicas. Tentar desesperadamente se agarrar em revelações que ainda não aconteceram sobre o “Filho de Deus”, ou descredibilizar todos os resultados até aqui por não haver menção do “Anjo do Senhor” que remete a Ele também é ser raso e despreparado para um simples debate sobre o tema. Novamente, as Escrituras falam por si só sobre o Deus que a nos estregou. Que bom ter você aqui comigo novamente e espero que tenha seus conhecimentos fortalecidos, enriquecidos e protegidos de velhos e novos argumentos diabólicos por meio de pessoas desprovidas da humildade, temor e reverência a Deus e à Sua Palavra. Não deixe de se inscrever e acompanhar novos artigos. Eu desapareço, mas sempre volto com novidade profundas e reveladoras. Deus [אֱלֹהִים] abençoe sua vida!
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