O livro do profeta Amós, um dos doze profetas menores da Bíblia, é uma obra rica em mensagens sobre justiça, moralidade e a relação entre Deus e o povo de Israel. Amós, que era um pastor e cultivador de figos, profetizou durante um período de prosperidade em Israel, mas também de grande injustiça social e corrupção. Sua mensagem é um chamado ao arrependimento e à restauração da verdadeira adoração a Deus. Embora o livro não trate diretamente da Trindade, ele revela aspectos importantes sobre a natureza de Deus. Amós enfatiza a soberania de Deus, o qual é o Criador e Juiz de todas as nações, mostrando que a adoração deve ser feita com sinceridade e justiça. Ele critica as práticas religiosas superficiais e a hipocrisia do povo, que, mesmo oferecendo sacrifícios, não vivia conforme os princípios divinos.
A visão de Amós sobre Deus abrange tanto a sua justiça quanto a sua misericórdia, aspectos que podem ser vistos como reflexões de uma natureza divina complexa que, mais tarde, na teologia cristã, seria articulada na doutrina da Trindade. O profeta também antecipa a ideia de que Deus não é apenas um Deus de Israel, mas sim um Deus que se importa com todas as nações, refletindo um caráter universal que, em última análise, se conecta à compreensão da Trindade como um Deus que se manifesta em três pessoas, mas que é um só em essência. Assim, o livro de Amós é um convite à reflexão sobre a natureza de Deus e sua expectativa para com a humanidade, destacando que a verdadeira adoração e a justiça social são fundamentais na relação com o Criador. Essa mensagem ressoa fortemente na compreensão de que Deus, em sua totalidade, deseja um povo que viva em harmonia com seus princípios, refletindo a sua natureza amorosa e justa. Mas vamos nos aprofundar mais, como de rotina e encontrar a trindade nos termos em hebraico.
No livro do profeta Amós, temos pouco conteúdo literário, mas revelações profundas sobre Deus. Imagem: Yandex |
A Trindade no Livro de Amós
Durante a leitura deste artigo e também do poucos textos encontrados aqui, as regras e detalhes riquíssimos que encontramos ao longo de toda a Escritura. Que são eles, termos no singular e plural, diálogos entre as Pessoas na divindade, profecias sobre alguma delas e menções na terceira pessoa, quando alguma das Pessoas se refere a Deus na singularidade. E não se esqueça de que Deus pode ser mencionado de uma forma interna e externa nas Escrituras. Daí vem as formas no singular e no plural para “Deus”. Estes foram os termos encontrados no livro de Amós que apontam para a Trindade divina.
Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] “adonay” (Senhorio de Deus)
Senhor Jeová [יְהוֹוִה] “Y ̂ehovih” (Junção dos nomes)
Deus [אֱלֹהִים] “elohim” (Forma plural)
Senhor, SENHOR [יהוה] “YWHW” (Nome próprio)
Ouvi, e protestai contra a casa de Jacó, diz o Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] DEUS [יְהוֹוִה], o Deus [אֱלֹהִים] dos Exércitos; Amós 3:13E o SENHOR [אדני / אֲדוֹנָי] se arrependeu disso. Nem isso acontecerá, disse o Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] DEUS [יְהוֹוִה]. Amós 7:6Assim me mostrou o Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] DEUS [יְהוֹוִה]: Eis que o Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] DEUS [יְהוֹוִה] clamava, para contender com fogo; este consumiu o grande abismo, e também uma parte da terra. Amós 7:4Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] DEUS [יְהוֹוִה], quem não profetizará? Amós 3:8Jurou o Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] DEUS [יְהוֹוִה] por si mesmo, diz o SENHOR [אדני / אֲדוֹנָי], o DEUS [יְהוֹוִה] dos Exércitos: Abomino a soberba de Jacó, e odeio os seus palácios; por isso entregarei a cidade e tudo o que nela há. Amós 6:8O SENHOR [אדני / אֲדוֹנָי], o DEUS [יְהוֹוִה] assim me fez ver: E eis aqui um cesto de frutos do verão. Amós 8:1Portanto vos levarei cativos, para além de Damasco, diz o Senhor [יהוה], cujo nome é o Deus [אֱלֹהִים] dos Exércitos. Amós 5:27Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor [יהוה], o Deus [אֱלֹהִים] dos Exércitos, estará convosco, como dizeis. Amós 5:14Então eu disse: Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] DEUS [יְהוֹוִה], cessa, eu te peço; quem levantará a Jacó? pois é pequeno. Amós 7:5Certamente o Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] DEUS [יְהוֹוִה] não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Amós 3:7Odiai o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo. Talvez o Senhor [יהוה] Deus [אֱלֹהִים] dos Exércitos tenha piedade do remanescente de José. Amós 5:15Antes levastes a tenda de vosso Moloque, e a estátua das vossas imagens, a estrela do vosso deus [אֱלֹהִים], que fizestes para vós mesmos. Amós 5:26Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus [אֱלֹהִים]. Amós 4:12Portanto, o Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] DEUS [יְהוֹוִה] diz assim: O inimigo virá, e cercará a terra, derrubará a tua fortaleza, e os teus palácios serão saqueados. Amós 3:11E sucederá que, naquele dia, diz o Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] DEUS [יְהוֹוִה], farei que o sol se ponha ao meio-dia, e a terra se entenebreça no dia claro. Amós 8:9E oferecei o sacrifício de louvores do que é levedado, e apregoai as ofertas voluntárias, publicai-as; porque disso gostais, ó filhos de Israel, disse o Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] DEUS [יְהוֹוִה]. Amós 4:5Mas os cânticos do templo naquele dia serão gemidos, diz o Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] DEUS [יְהוֹוִה]; multiplicar-se-ão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em silêncio. Amós 8:3E exterminarei o morador de Asdode, e o que tem o cetro de Ascalom, e tornarei a minha mão contra Ecrom; e o restante dos filisteus perecerá, diz o Senhor DEUS [אדני / אֲדוֹנָי]. Amós 1:8E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o Senhor [יהוה] teu Deus [אֱלֹהִים]. Amós 9:15Porque assim diz o Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] DEUS [יְהוֹוִה]: A cidade da qual saem mil conservará cem, e aquela da qual saem cem conservará dez, para a casa de Israel. Amós 5:3Jurou o Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] DEUS [יְהוֹוִה], pela sua santidade, que dias estão para vir sobre vós, em que vos levarão com ganchos e a vossos descendentes com anzóis de pesca. Amós 4:2E aconteceu que, tendo eles comido completamente a erva da terra, eu disse: Senhor [אדני / אֲדוֹנָי] DEUS [יְהוֹוִה], perdoa, rogo-te; quem levantará a Jacó? Pois ele é pequeno. Amós 7:2Eis que vêm dias, diz o Senhor [יהוה] DEUS [יְהוֹוִה], em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR [יהוה]. Amós 8:11Subverti a alguns dentre vós, como Deus [אֱלֹהִים] subverteu a Sodoma e Gomorra, e vós fostes como um tição arrebatado do incêndio; contudo não vos convertestes a mim, disse o Senhor [יהוה]. Amós 4:11Portanto, assim diz o Senhor [אדני / אֲדוֹנָי], o Deus [אֱלֹהִים] dos Exércitos, o Senhor [יהוה]: Em todas as ruas haverá pranto, e em todas as estradas dirão: Ai! Ai! E ao lavrador chamarão para choro, e para pranto os que souberem prantear. Amós 5:16Eis que os olhos do Senhor DEUS [יהוה] estão contra este reino pecador, e eu o destruirei de sobre a face da terra; mas não destruirei de todo a casa de Jacó, diz o SENHOR [יהוה]. Amós 9:8Porque, eis que eu levantarei sobre vós, ó casa de Israel, uma nação, diz o Senhor, o Deus dos Exércitos, e oprimir-vos-á, desde a entrada de Hamate até ao ribeiro do deserto. Amós 6:14Porque o Senhor [יהוה] DEUS [יְהוֹוִה] dos Exércitos é o que toca a terra, e ela se derrete, e todos os que habitam nela chorarão; e ela subirá toda como um rio, e abaixará como o rio do Egito. Amós 9:5O SENHOR [יהוה] DEUS [יְהוֹוִה] assim me fez ver, e eis que ele formava gafanhotos no princípio do rebento da erva serôdia, e eis que era a erva serôdia depois de findas as ceifas do rei. Amós 7:1Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o Senhor [יהוה], o Deus [אֱלֹהִים] dos Exércitos, é o seu nome. Amós 4:13
Considerações e Conclusão
Novamente temos nestes resultados as confirmações de sempre na maioria dos livros. Deus se confirma como sendo várias pessoas e não apenas uma. E infelizmente, os mais superficiais nestes estudos, insistem em atribuir divindades separadas para cada pessoa e não é esse o caso. Por mais profunda e confusa (para nós) que pareça a doutrina da Trindade, existe apenas UM DEUS, subsistente em TRÊS PESSOAS e não três deuses. Mas os hereges persistem em fingir ou ignorar essas verdades. Prossigamos com nossos estudos e deixando os resultados para nossos queridos leitores conferirem e atestarem o que a Escritura realmente diz sobre o assunto. O caminho ainda é longo e as revelações profundas, então, não perca os novos artigos que ainda virão. Se inscreva por e-mail, deixe sua opinião bíblica sobre o assunto e compartilhe com outras pessoas que precisam despertar ou estruturar seus conhecimentos. Deus abençoe sua vida grandiosamente.
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Trindade