A Trindade no Livro de Naum

O livro de Naum, um dos profetas menores do Antigo Testamento, é uma obra que se concentra principalmente na queda de Nínive, a capital da Assíria, e na justiça de Deus. Embora não trate diretamente da Trindade, podemos encontrar reflexões que nos ajudam a entender a natureza divina. Naum apresenta Deus como um ser soberano que exerce justiça e ira contra os opressores e pecadores. O profeta enfatiza que o Senhor é zeloso e poderoso, características que revelam a profundidade do Seu caráter. Essa manifestação da justiça divina pode ser vista como uma expressão da natureza trinitária de Deus, onde o Pai, o Filho e o Espírito Santo atuam em harmonia para cumprir os desígnios divinos.

A destruição de Nínive é um exemplo da ira de Deus contra a maldade, mostrando que, mesmo em meio ao julgamento, a misericórdia está presente. A Trindade, em sua essência, também reflete essa dualidade de justiça e misericórdia. O Filho, através da Sua obra redentora, oferece perdão, enquanto o Espírito Santo convence o mundo do pecado. Em resumo, embora Naum não aborde a Trindade diretamente, a obra revela aspectos essenciais do caráter de Deus que se refletem na doutrina trinitária, destacando a justiça, a soberania e a misericórdia, que estão interligadas na ação de Deus na história. A mensagem de Naum nos convida a reconhecer a grandeza e a santidade de Deus, que, em Sua pluralidade, atua de maneira única para trazer redenção e justiça ao mundo.

Naum, juntamente com outros livros, deixa evidências suficientes para crermos na Trindade.
Imagem: Yandex



A Trindade no Livro de Naum

Abordados os pontos superficiais (se assim posso chamar) e o plano geral que envolve as três pessoas de Deus, vamos analisar os textos com seus termos em hebraico e suas citações referentes a Deus para aprofundar um pouco mais no assunto. Faço questão de relembrar sempre as regras de leitura e observação dos nomes, conversas em terceira pessoa e como as pessoas da Trindade ou o profeta cita Deus. 

Deus [אל] “el” (Forma singular)
Senhor, SENHOR [יהוה] “YWHW” (Nome próprio)

O Senhor [יהוה] é Deus [אל] zeloso e vingador; o Senhor [יהוה] é vingador e cheio de furor; o Senhor [יהוה] toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. Naum 1:2

Contra ti, porém, o Senhor [יהוה] deu ordem que não haja mais linhagem do teu nome; da casa dos teus deuses exterminarei as imagens de escultura e de fundição; ali farei o teu sepulcro, porque és vil. Naum 1:14

Senhor [יהוה] é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor [יהוה] tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. Naum 1:3

Senhor [יהוה] é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele. Naum 1:7

De ti saiu um que maquinou o mal contra o Senhor [יהוה], um conselheiro vil. Naum 1:11

Porque o Senhor [יהוה] restaurará a excelência de Jacó como a excelência de Israel; porque os saqueadores os despojaram, e destruíram os seus sarmentos. Naum 2:2

Que pensais vós contra o Senhor [יהוה]? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia. Naum 1:9

Eis que eu estou contra ti, diz o Senhor [יהוה] dos Exércitos; e levantarei a tua saia sobre a tua face, e às nações mostrarei a tua nudez, e aos reinos a tua vergonha. Naum 3:5

Assim diz o Senhor [יהוה]: Por mais seguros que estejam, e por mais numerosos que sejam, ainda assim serão exterminados, e ele passará; eu te afligi, mas não te afligirei mais. Naum 1:12

Eis que eu estou contra ti, diz o Senhor [יהוה] dos Exércitos, e queimarei na fumaça os teus carros, e a espada devorará os teus leõezinhos, e arrancarei da terra a tua presa, e não se ouvirá mais a voz dos teus mensageiros. Naum 2:13

Considerações e Conclusão

Outro livro curto no conteúdo, que traz apenas menções sobre Deus no singular e restritas ao tetragrama, mas que lido com os demais, completa o entendimento sobre o Deus trino. Como faz um tempo que não comento sobre as possíveis nuances entre Deus no singular e no plural, farei aqui para manter o entendimento do que penso que seja essa diferença. Quando Deus é mencionado pluralmente, deixa muito claro que a divindade é sim plural em sua essência, mas não propriamente três deuses, como interpretam erroneamente os hereges e enganados. O termo plural que mais se aproxima da revelação de quem é Deus com todo o contexto da Escritura é “elohim”. Já o termo “el”, nos leva a ver Deus como um só na sua divindade. Como se o olhássemos ou nos referíssemos a Ele “por fora” e não na intimidade de suas Pessoas. Este exemplo, temos aqui em Naum 1.2, onde Deus é chamado de “Deus zeloso”. Isso deixa claro que o nosso Deus (uma divindade), é zelo em todos os aspectos e cada uma das pessoas na divindade, também são zelosas por iguais. Já se inscreveu para receber alerta de novos estudos sobre a Trindade? Fique atento! O que achou dos resultados no livro do profeta Naum? Comente e compartilhe para outras pessoas conhecerem também a verdade sobre o Deus trino. 
Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Postar um comentário

Você pode participar dando sua opinião, complementando o assunto, apontando correções, elogiando ou criticando com respeito. Sinta-se a vontade! Aqui você só recebe a educação que compartilha!😁

Postagem Anterior Próxima Postagem