A Trindade no Livro de Malaquias

Estudo Resumido sobre Provas da Trindade no Livro de Malaquias

O Livro de Malaquias, o último do Antigo Testamento na tradição cristã, é um texto profético que reflete sobre a relação entre Deus e Israel após o retorno do exílio babilônico. Escrito em forma de diálogo, o livro aborda temas como a desobediência do povo, a negligência no culto e a corrupção dos sacerdotes, além de destacar a justiça divina e a necessidade de arrependimento.

Malaquias confronta o povo com suas falhas, como as ofertas indignas apresentadas no templo e a quebra da aliança por meio de casamentos mistos e divórcios. O profeta também anuncia o dia do juízo final, quando Deus purificará seu povo, recompensará os fiéis e punirá os ímpios. Um dos pontos culminantes do livro é a promessa do envio de um mensageiro precursor, identificado como Elias, que preparará o caminho para a vinda do Senhor. 

Com uma mensagem de advertência e esperança, Malaquias encerra o Antigo Testamento apontando para a fidelidade de Deus e a expectativa de um futuro de restauração espiritual.

O livro de Malaquias, embora pequeno em extensão, contém temas teológicos profundos que apontam para a natureza triúna de Deus. Embora o conceito explícito da Trindade não seja desenvolvido no Antigo Testamento, há evidências textuais que sugerem uma multiplicidade nas pessoas divinas e suas interações. Este estudo examina passagens específicas do texto hebraico de Malaquias que podem ser interpretadas como indícios da Trindade.

O profeta Malaquias foi usado nas mãos de Deus e nos entregou algumas revelações sobre a Trindade. Imagem: Yandex



1. YHWH como Pai e Filho: Relação entre as Pessoas Divinas

Em Malaquias 1.6, encontramos a seguinte declaração:

"Benêhemah yirʾū lāhêm ʾav wəʿabdô yirʾehennû šarētô; ki ʾanî YHWH ʾĕlōhêhem wəʾanî maqqdîšām."
"Um filho honra seu pai, e um servo respeita seu senhor; se eu sou YHWH, o Senhor deles, e eu sou o Santo deles..."

Esta passagem apresenta YHWH em dois papéis distintos: como ʾav (pai) e como maqqdîšām (o que santifica). A ideia de YHWH como Pai é uma referência clara ao primeiro relacionamento humano com Deus, enquanto a função de santificador sugere uma ação específica que pode ser associada ao Espírito Santo no Novo Testamento. Além disso, em outras partes do Tanakh, a ideia de santificação é frequentemente vinculada à presença pessoal de Deus (Êxodo 31.13; Levítico 20.8), sugerindo uma distinção funcional na unidade divina. Confira nos textos dispostos abaixo:

“Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Êxodo 31:13

“E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifica. Levítico 20:8


2. O Anjo do Pacto e o Messias: Referência ao Filho

Em Malaquias 3:1, lemos:

"Hinneh ʾanî šōlēaḥ malʾakî wəhip̄annêh derek ləp̄anāy; ûmiṯbārēʾ ləḵem ʾadōnāy ʾăšer ʾattem meḇaqšîm ûmalʾak habberît ʾăšer ʾattem ḥafṣîm hineh-bāʾ ʾāmar YHWH ṣəḇāʾôt."
"Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vos deleitais; eis que ele vem, diz YHWH dos Exércitos."

Aqui, malʾak habberît (“o anjo do pacto”) é introduzido como alguém distinto de YHWH (ʾanî ), mas que ainda assim está intimamente ligado a Ele. Esta figura tem sido interpretada tradicionalmente como uma referência messiânica (cf. Mateus 11.10; Marcos 1.2). O uso do termo malʾak (mensageiro/anjo) sugere uma pessoa distinta, mas a declaração de que “ele vem” (hineh-bāʾ ) implica sua divindade, pois só YHWH pode vir ao templo com autoridade absoluta. Essa dualidade reflete a relação entre o Pai e o Filho na Trindade. Confira o que diz Mateus e Marcos:

“Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que preparará diante de ti o teu caminho.” Mateus 11.10

“Como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti.” Marcos 1:2

Note que tudo indica que o anjo que prepararia o caminho do Senhor é João Batista, mas o Senhor Jesus, antes de assim ser conhecido, fora citado que viria nestas profecias em Malaquias e é confirmado no Novo Testamento. 


3. A Presença do Espírito na Purificação

Em Malaquias 3.2-3, continuando a discussão sobre o mensageiro divino, lemos:

"Mi yāʿămōd bəyôm bôʾō tōhōr miṯqaddēš mippenêhû kiy hūʾ keʾēš mĕlaḥ waḥartāh keśēp̄ nēṭār."
"Quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem subsistirá quando ele aparecer? Pois ele será como fogo de fundidor e como sabão de lavandeiros."

Aqui, a imagem de purificação por fogo e sabão é altamente simbólica. No contexto bíblico, o fogo muitas vezes representa a presença purificadora do Espírito Santo (Isaías 4.4; Zacarias 13.9). A ação descrita aqui não é somente atribuída a YHWH genericamente, mas parece implicar uma obra específica realizada por uma pessoa divina distinta, que age em harmonia com o propósito de YHWH. Essa interpretação é reforçada pelo paralelo com o papel do Espírito Santo na santificação no Novo Testamento (João 16.8; 1 Pedro 1.2). Leia na íntegra todos os textos que deixam claro essa participação do Espírito Santo no processo de purificação e santificação do povo de Deus:

“Quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião, e limpar o sangue de Jerusalém, do meio dela, com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor.” Isaías 4:4

“E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus.” Zacarias 13:9

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” João 16:8

“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” 1 Pedro 1:2


4. A Unidade de YHWH e Suas Manifestações

Finalmente, em Malaquias 2.10, temos uma declaração sobre a unidade de Deus:

"Halu ʾeḥāḏ ʾab ləḵullānû hālō hūʾ ʾĕlōhênû hāyā ʾašer ʾāsānû wənibhrāʾ ʾănāšîm."
"Porventura não temos todos nós um só Pai? Não nos criou um só Deus, que nos fez e nos formou?"

Embora esta passagem enfatize a unicidade de Deus (ʾeḥāḏ ), ela também abre espaço para entender a diversidade dentro dessa unidade. O termo ʾab (pai) pode ser entendido como uma referência ao Pai celestial, enquanto a criação (ʾāsānû ) e a formação (nibhrāʾ ) podem ser vistas como ações específicas realizadas pelo Filho e pelo Espírito Santo, respectivamente. Essa interpretação encontra respaldo na teologia trinitária, que reconhece a unidade essencial de Deus, mas também a distinção funcional entre as Pessoas.


Considerações e Conclusão 

Embora o livro de Malaquias não apresente uma formulação explícita da doutrina da Trindade, ele contém elementos que apontam para a complexidade da natureza divina. As referências ao Pai, ao Filho (como o Anjo do Pacto), e ao Espírito Santo (na purificação) sugerem uma harmonia funcional na unidade de YHWH. Essas pistas fornecem uma base importante para a compreensão posterior da Trindade revelada no Novo Testamento. 

Nota final: Este estudo foi elaborado com base em análises linguísticas e teológicas, considerando tanto o texto original hebraico quanto interpretações tradicionais e históricas.


Fontes Utilizadas

  1. Biblia Hebraica Stuttgartensia (BHS).
  2. Waltke, Bruce K., and Michael Patrick O'Connor. An Introduction to Biblical Hebrew Syntax . Eisenbrauns, 1990.
  3. Kaiser, Walter C. Toward an Old Testament Theology . Zondervan, 1978.
  4. Beale, G.K., and D.A. Carson. Commentary on the New Testament Use of the Old Testament . Baker Academic, 2007.
  5. Brown, Francis, S.R. Driver, and Charles A. Briggs. The Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon . Hendrickson Publishers, 2006.
Ricardo F.S

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

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